segunda-feira, janeiro 19, 2015

Viviana rainha do pijama 2 > Atividades interdisciplinares > 19/01/2015



Atividades no Linguagem parte 1
AQUI




AQUI
+ atividades
AQUI


Sugestões
Português
- Contar a história por antecipação , com entonação e indagando as informações que poderão estar na continuação da história;
-Explorar a capa indagando a história pelo título , identificar autor , editora, título e ilustrador;
-Assunto do texto;
-Interpretação do texto;
-Ordem alfabética ( usando os nomes dos bichos);
-Gênero do substantivo ( nomes dos bichos e seus pares );
-Ortografia- som nasal representado pelas letras M, N e o ~ ( explorando os nomes dos bichos);
-Uso das letras G/J e U/L  para representar o mesmo som Identificando essas características nos nomes dos bichos.A seguir fazer a síntese com outras palavras e atividades variadas;
-Explorar os convites do texto , dando destaque os endereços( envelope ) e identificar as partes que compõem um convite;
-Produzir outros convites para outros animais que também poderiam ter ido a festa do pijama;
-Rimas, nº de sílabas, sons iniciais e mediais através de pequenos trechos do texto.

Matemática
-Pesquisa com a turma sobre as festas regionais de sua cidade e que conhecem. Anotar o nome das festas e das preferências de cada aluno ;
-Montar gráficos e tabelas com atividades de interpretação explorando a adição, subtração e multiplicação;
- Situações-problemas com dados da pesquisa;
-Calendário -datas festivas, feriados, dias  de aula, nº de dias no mês
-Números ordinais ( ordem dos animais que aparecem na historia ).

Ciências
-Habitat dos animais;
-classificação dos animais;
Ficha técnica dos animais ;
-Pesquisa para preencher a ficha técnica no laboratório de informáatica ou biblioteca;
-Montar painéis com o resultado da pesquisa ;
-Montar a cadeia alimentar dos bichos da ficha.

História/ geografia
-Identificar no mapa mundi a localização dos lugares onde vive cada animal da história.

ATIVIDADES

EIXOS: ORALIDADE/LEITURA/ESCRITA/ ANÁLISE LINGUÍSTICA. 
Iniciar o trabalho com o gênero textual CONVITE.
Pedir que os alunos tragam de casa, convites variados, para montarmos um painel na sala. 

CONVITES DE ANIVERSÁRIOS   
CONVITES DE CASAMENTO         
CONVITES DE OUTRAS FESTAS             

A partir dai  trabalhar o CONVITE e as suas partes:                                
Vocativo         
Convidado 
Motivo do convite       
Quem convidou.        

Distribuir alguns convites faltando alguns elementos textuais para serem completados com os elementos que faltam.           

PRODUÇÃO DE TEXTO:    
Confeccionar um convite convidando um amigo para irem ao cinema do Shopping assistir MEU MALVADO FAVORITO 2 no sábado as 14:00 horas. 
           
PRODUÇÃO INDIVIDUAL – CONFECÇÃO DE UM CONVITE PARA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.     
Após esse inicio, partimos para a história da VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA, pois já havíamos elencado todos os passos das características textuais – Textos epistolares – Convites.         

EIXO ORALIDADE:   
ANTECIPAÇÃO DA LEITURA: Na roda da conversa perguntar aos alunos: 
Quem gosta de ouvir histórias?         
E de ler histórias?       
Qual o último livro lido?        
Em seguida lançar uma adivinha:     

O QUE É O QUE É?             
UMA PEÇA DE ROUPA, COM 6 LETRAS, SENDO 3 CONSOANTES E TRÊS VOGAIS QUE SE LIDA   DE TRÁS PARA FRENTE É AMAJIP E SE USA À NOITE?  

R: PIJAMA     

Em seguida mostrar a personagem da história e perguntar quem conhece essa história e quem é essa personagem             
A partir dai instigar as crianças para que: Comentem o nome da personagem. 
O que eles acham que esta história conta?  
Porque a menina esta vestindo um pijama?            
Ainda escondendo o nome da história mostrar a capa do livro onde esta escrito: 

“ELA TEM O PIJAMA MAIS FANTÁSTICO QUE JÁ SE VIU...” 
Perguntar: 
É ESSE O TÍTULO DA HISTÓRIA?            
QUEM É O AUTOR?            
SE VOCÊ FOSSE O AUTOR DESTE LIVRO, QUE TÍTULO DARIA A ELE?    
Depois desses questionamentos mostrar a capa e a contracapa chamando atenção ao titulo do livro, o nome do autor    
Conversar sobre as informações que aparecem na capa e na contracapa. 
Listar essas informações no Flip-Chart.             
Chamar a atenção para as imagens dos animais? 
O que será que elas querem dizer?
 E este envelope?
 O que será que ele quer dizer? 
Será que faz parte do livro? 
Chamar a atenção também para o nome do autor do Livro 
– Será que ele é brasileiro? Alguém já ouviu falar dele? 
– Ler para eles resumidamente a biografia do autor e dizer que ele também tem outras obras escritas para criança. 
Falar também sobre o tradutor, já que a obra original foi escrita em inglês. 
Depois de tanto suspense, ler a historia para as crianças, dando ênfase as cartas que Viviana escreveu e as respostas que ela recebeu.     Após a leitura fazer a Interpretação:             
O que a Viviana decidiu fazer?         
Para ir a festa que a Viviana queria dar que roupa o convidado precisará estar usando? 
Você já foi a alguma festa do Pijama. 
O que acha disso? Justifique. 
Quem ela convidou para a festa?
 E você quem convidaria? 
Os convidados de Viviana moravam perto da casa dela? 
Como ela fez para convidá-los? 
Para que os convites chegassem aos destinatários o que Viviana precisou fazer? 
Viviana mora em um país chamado Inglaterra, que fica muito longe, na Europa. 
Que meios de transporte usaríamos para chegar lá?    
Em seguida trabalhar a localização dos animais no Mapa mundi, de acordo com a localização  dos endereços escritos nas cartas enviadas pela Viviana.
Vejam mais
Sequência didática
Manhã literária do pijama
Produção coletiva 
Projeto

Para imprimir:AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.