domingo, fevereiro 22, 2015

A incrível fábrica de cocô xixi e pum > Estímulos literários>Bingo>Aulas> 22/02/2015

Fátima Mesquita
Como é que aquela deliciosa pizza e aquela limonada geladinha que você saboreou com tanto prazer se transformam em... eca!... cocô e xixi? Entre na INCRÍVEL FÁBRICA DE COCÔ, XIXI E PUM para descobrir como tudo isso é produzido dentro do seu corpo. Conheça os 'trabalhadores' que estão aí dentro separando do alimento tudo o que dá energia para fazer você correr, pentear o cabelo, jogar videogame e dar sustos nos outros. Já o resto da comida... bem, sobre isso é melhor você ler o livro para saber.
Por volta dos cinco, seis anos quase todas as crianças passam por uma fase escatológica em que xixi, cocô e pum passam a figurar no topo da lista de suas palavras prediletas.
 Para dialogar com as crianças nessa fase, Fátima Mesquita escreveu o ótimo livro “A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum” editado pela Panda-Books e ilustrado com muita graça por Fábio Sgroi.
O objetivo é ensinar como aquele delicioso pedaço de pizza ou aquela limonada geladinha saboreada com tanto prazer se transformam em...eca!...cocô e xixi.
 De forma didática e muito divertida, o livro encara o nosso sistema digestivo como uma máquina de produzir energia e eliminar os restos. Termos como papilas gustativas, flora intestinal, epiglote e suco gástrico convivem ao lado de piriri, caca e xixi. Sinônimos para cocô, piriri e pum são apresentados para as crianças, sendo que dentre eles figuram nomes, digamos assim da língua culta, como fezes, diarréia e flatulência.
 Há vários boxes denominados “por dentro da fábrica” que explicam passo a passo como determinados processos acontecem. Reproduzindo um dos que acho mais engraçados: “ 1. O que não serve para o corpo é bem enxuto e guardado no nosso intestino grosso; 2. se uma bolinha de caca está no ponto, vai para o reto; 3. quando várias bolinhas de caca se reúnem no reto, dá vontade de ir ao banheiro; 4. no banheiro, você abre seu furiquinho e deixa a caca ir embora; 5. limpa o bumbum com capricho, dá descarga, lava as mãos e ponto final.”
 Tem também um tira-dúvidas ótimo. A resposta mais fedorenta ainda para a pergunta fedorenta: “Você e seu irmão ou irmã passam o dia todo juntos. E comem as mesmas coisas no café-da-manhã, no almoço e no jantar. É sempre assim. Então, por que um solta mais pum que o outro? E por que o pum dele ou dela é mais fedorento que o seu?"; é “Porque cada corpo digere os alimentos em ritmos e modos diferentes. E porque cada corpo tem uma coleção própria de bactérias no intestino”.

Ouvindo: São 5 partes: Esta é a primeira AQUI. As outras: AQUI

Nosso intestino absorção e nutrientes
Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; 
Diferenciar intestino delgado de intestino grosso;
 Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. 
Relacionar a alimentação com o bom funcionamento do intestino. 
Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação

Bingo do sistema urinário
Partes do corpo

A produção e eliminação da urina
Cocô, xixi e afins no Linguagem: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.