quinta-feira, março 19, 2015

Clact,clact,clact >A tesoura mandona> Atividades literárias>Cores/formas> Matisse>19/03/2015


Liliana Iacocca

Este livro possibilita à criança a percepção

 das cores e formas, além de trabalhar

 a lateralidade: esquerdo/direito


O livro Clact... clact... clact..., de autoria de Liliana e Michele Iacocca, ressalta a história de uma tesoura mandona que encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça.
Bem que ela tenta colocar ordem ali, pede para os papéis amarelos ficarem do lado esquerdo e os papéis azuis do lado direito, possibilitando, assim, mostrar à criança a lateralidade: esquerdo/direito.
Depois, a tesoura solicita aos papéis que se transformem em formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, mas ela não fica satisfeita com a arrumação.
Dicas pedagógicas
Fases para o uso da tesoura

Livro
PDF: AQUIAQUIAQUI

Ouvindo: AQUIAQUI  Varal de histórias: AQUI
DESTAQUE
Aula de literatura/Estudo da capa/Geometria/Produção textual e muito mais!

Projeto
O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e habilidades.
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda.
· reconhecimento e distinção entre cores e formas.
· memória auditiva e visual.
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos.
· interpretação oral e concreta através do desenho.
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas,etc).
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes.
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística.
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...
Atividade no chão....
Literatura e Matemática
 Ao ler a história pela primeira vez para os seus alunos, aproveite
 para explorar os aspectos matemáticos referentes às formas geométricas que aparecem no livro: 
quadrado, círculo, triângulo, trapézio, paralelogramo e pentágono.
 Para isso, antes de ler algum trecho da história em que será 
dito o nome de uma delas, por exemplo, triângulo, 
faça questionamentos do tipo:
  Quem já viu uma figura como essa?
  Quem sabe o nome dela?
  Há na classe algum lugar onde essa figura apareça?
Quando terminar a discussão volte para o texto e discuta as respostas com as crianças. 
Esse procedimento permite que os alunos mostrem qual o conhecimento que eles têm sobre determinada figura e possam com a sua ajuda (pelo uso que você fará do nome da figura) e do texto, se apropriar do termo após algum tempo. 
Dança das figuras.
Continua
 AQUI
Sequência didática
AQUI
AQUI

Sugestão de atividade
Conteúdos, objetivos e habilidades: 
Recomendamos o uso do livro em sala de aula com crianças de cinco
 e seis anos. Com o uso do livro Clact... clact... clact... 
Você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, 
classificação e desenho de formas geométricas planas., 
visualização e representação de figuras planas, compreensão 
das propriedades das figuras geométricas, perceber 
a regularidade em uma seqüência dada e criar sequências. 
Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas 
habilidades tais como a visualização, percepção espacial,
 análise, desenho, escrita e construção. 
Lendo a história O trabalho com a leitura e com as explorações 
literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser
 desenvolvido a partir do livro. 
Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a
 leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação
 ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os 
sons onomatopaicos fortemente presentes na história. 
Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história. 
Você também pode parar a leitura do livro em um determinado
 momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer 
em seguida, como eles acham que a história continua, podendo 
mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação 
imaginada pelas crianças. 
Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a
 versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro. 
Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois
 após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica
 como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com 
os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história.
Fonte: AQUI

O jardim de Matisse: Ouvindo: AQUI
As tesouras de Henry: AQUI
Mais Matisse: AQUI
No Linguagem Matisse: AQUI
Aula: Matisse e o uso de tesouras: AQUI








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.