quinta-feira, abril 16, 2015

O urso com música na barriga>Estímulos literários>17/04/2015


O Urso com música na barriga
Autor: Érico Veríssimo

A importância das relações afetivas e o desafio de expressar os próprios sentimentos são os principais temas de O urso com música na barriga,
 Um clássico para crianças de autoria de Érico Veríssimo, um dos maiores escritores brasileiros.

Publicado pela primeira vez em 1938, o livro conta a história de uma família de ursos que mora no Bosque Perdido,

 Um lugar onde a bicharada faz a festa: o Tucano-Narigão declama versos, o Macaco-Patusco vende frutas no mercadinho, a Vaca-Amarela fornece leite para a freguesia e o Jacaré-Deixa-Estar tenta engolir a lua refletida na Lagoa Espelho.

A vida era calma na família do Urso-Pardo, marido da Ursa-Ruiva e pai do Urso-Maluco.

 Até que uma ideia de Dona Ursa-Ruiva muda toda a história: ela decide encomendar à Cegonha uma irmãzinha para o Urso-Maluco. 

Este, todo animado, escreve uma carta à Cegonha-Cor-de-Rosa pedindo não uma irmãzinha, mas um irmãozinho - e com música na barriga.
O pedido do Urso-Maluco é atendido e começam as aventuras de um urso diferente. 
O dr. Cavalo quer operá-lo, mas Pai-Urso e a Mãe-Ursa não deixam. 
O Urso-com-Música-na-Barriga precisa descobrir como fazer com que entendam a sua linguagem. 
Ele vai crescendo até o dia em que é confundido com um urso de brinquedo e vai parar na casa de um menino muito rico, onde corre sérios riscos de vida.
Eva Furnari, um dos grandes nomes do livro infantil brasileiro, assina as ilustrações e o projeto gráfico especiais da Coleção Érico Veríssimo.
 Autor de livros clássicos como Olhai os lírios do campo e O tempo e o vento, Érico começou a escrever livros infantis na década de 1930, mesma época em que estreava na literatura adulta.
 As histórias infantis do autor são marcadas por um estilo ágil, construído com frases curtas e bem-humoradas.
 Como era comum na época, as narrativas procuram divertir o leitor, mas também instruir e apresentar modelos de comportamento.
Fonte: AQUI

História


Dados sobre o autor
O que um avião vermelho tem em comum com um elefante chamado Basílio? E com um urso que tem música na barriga? Os três são personagens criados por Érico Veríssimo! Considerado um dos grandes escritores do Brasil, Veríssimo publicou diversos livros para crianças e adultos. Se estivesse vivo em 2005, completaria 100 anos de idade! Então, o que você acha de aproveitar a data para conhecer melhor a vida e a obra desse autor?
Nascido na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Érico Veríssimo tinha um jeito especial de escrever. “Ele fazia com que a história deslizasse na mente do leitor, formando imagens, como se fosse um filme”, conta a professora de literatura Eliana Yunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Também usava linguagem simples e falava sobre a situação do país tanto nos seus livros para adultos quanto nos infantis.”
Para crianças como você, Érico Veríssimo escreveu 12 livros. Em muitos deles, o autor deu vida a objetos e animais. Assim são, por exemplo, os personagens de O urso com música na barriga , As aventuras do avião vermelho e A vida do elefante Basílio . Esse gaúcho, porém, escrevia para diversos públicos e sobre variados assuntos.
Alguns dos livros que Érico Veríssimo escreveu para crianças: O urso com música na barriga , A vida do elefante Basílio e As aventuras de Tibicuera - uma ótima sugestão para você começar a ler esse autor gaúcho
No livro A vida de Joana d’Arc , dedicado aos jovens, por exemplo, Veríssimo conta a história real dessa francesa que foi presa e condenada à morte na fogueira em 1431. O autor, porém, também se aventurou pela ficção científica ao publicarViagem à aurora do mundo e recebeu prêmios por diversos livros que escreveu para adultos. Uma de suas obras mais conhecidas, aliás, é Olhai os lírios do campo .
Mas se você nunca leu nada de Érico Veríssimo e não sabe por onde começar, siga a sugestão da professora Eliana Yunes: procure nas livrarias ou bibliotecas o livroAs aventuras de Tibicuera , que conta a história de um indiozinho que percorre a história do Brasil!
Tudo começa com o nascimento de Tibicuera, antes de 1500, e termina em 1942, em um arranha-céu de Copacabana. Durante a fantástica viagem pelo tempo, o índio – que foi batizado com o apelido de infância de Érico Veríssimo! – participa de muitos momentos históricos do Brasil. Tiradentes e Zumbi do Palmares, por exemplo, são alguns de seus amigos nessa aventura! Então, o que você acha de embarcar nessa história e conhecer um pouco da obra de um escritor que nasceu há 100 anos?
Fonte: AQUI
Sobre o autor




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.