segunda-feira, setembro 21, 2015

Cores em cordel>Estímulos poéticos e coloridos>21/09/2105


Cores em cordel

Slides
Maria Augusta de Medeiros pretende trazer neste livro uma descrição das cores, começando por aquela que é a ausência de todas elas - o branco, viajando pelas cores primárias e suas composições que formam as secundárias e terciárias.

cores em cordel_pag6-7

cores em cordel_pag8-9

cores em cordel_pag14-15

cores em cordel_pag20-21

cores em cordel_pag30-31

Os encantos da literatura de cordel
Projeto incluindo esta obra e mais
Ouvindo: AQUI
Sequência Didática
          A partir da leitura de um livro desenvolvi uma sequência didática aplicada com a minha turma de alunos da Escola Municipal Taquaral, com as turmas de 2° ,3° e 4° ano dos Ensino Fundamental, a escola do tema foi sugerida pelos alunos pelo interesse de trabalhar com tintas e de acordo com o currículo da Rede Municipal de Ensino.
        São muitos os livros recebidos pela Escola pelo programa Biblioteca na Escola do Governo Federal tive que realizar varias leituras para a escola do livro, e a escolha se deu pelo interesse dos alunos pelas cores, assunto ainda não abordado neste ano, o livro escolhido foi Cores em Cordel de Maria Augusta de Medeiros.
        Realizei atividades por etapas, em 3 dias de aula, na terça-feira agucei a curiosidade realizando uma leitura para deleite O castelo Amarelo, sugeri pela orientadora do curso onde já falava das cores e suas misturas, sem trabalhar mais afundo as cores.
      Com aquela leitura realizada foram muitas as ideias e comentários que surgiram durante a aula, então na quarta-feira apresentei o livro em questão Cores em Cordel, apenas mostrei o livro todo, somente com as imagem e os títulos maiores que conseguiram ler, então realizamos uma roda de conversa referente ao titulo o que esperavam desta leitura, como seria o livro, então alguns alunos já haviam o lido e relataram que ele contava a mistura das cores em forma de poesia. Eles logo queriam que começa-se a leitura , expliquei que leríamos duas partes por dia e trabalharíamos em partes o livro.
       Antes de ir para a escola preparei a aula, elaborando as atividade e buscas na internet referentes ao tema digitei todo o livro para que os educandos podem manuseá-los, neste dia trabalhei as cores neutras e primárias, realizei a leitura das poesias das cores referentes, comentamos e discutimos  acerca das cores seus tons e utilidades . Para o próximo passo dividi a turma por cores, o 2° e 3° ano obtiveram as cores neutras (branco, preto e cinza) então entreguei a poesia referente a cada cor em tiras para que reescreve-se em uma cartolina, realizando um texto de memorias, e a partir desta poesia referente as cores neutras cada grupo iria produzir um desenho utilizando somente a cor que tinha na poesia e apresentar para os colegas.
      Como somos professoras alfabetizadoras de escolas do campo e multisseriada, possuímos também o 4° ano, então eles trabalharam com as cores primárias (verde, amarelo e vermelho), onde deveriam a partir da poesia montar uma história em quadrinhos somente ilustrada, onde demostraria cada cor de acordo com a poesia apresentando também para os demais colegas a sua representação.
       Como atividade de casa para todos deveriam criar um desenho livre utilizando apenas as cores trabalhadas durante a tarde. Observei durante esta aula que quando trabalhamos com atividades e textos em que os aluno gostam de ler e entendem o que esta escrito fica muito mais fácil de trabalhar as palavras e o valor sonoro das mesmas, principalmente  com os que apresentam  mais dificuldade de leitura e pronuncia.
         Na quinta-feira os alunos tiveram uma atitude que me chamou a atenção, não trabalharíamos o livro, pois tínhamos aula de inglês e uma trilha ecológica, então saímos juntamente com os alunos do 1° e da pré-escola, durante o passeio identificavam as cores trabalhadas e falavam dela para os outros alunos, foi interessante, pois percebi que estava fazendo a diferença trabalhar este livro, onde observam e tentavam criavam algumas poesias  e rimas referentes  ao que viam.
      Na sexta-feira, voltamos a trabalhar o livro, então trabalhamos com as cores secundárias, cada um recebeu uma copia da poesia com lacunas, nos leríamos todos juntos criando suposições para as palavras que faltariam, após a leitura e preenchimento das lacunas, tiveram uma atividade de classificação das palavras e separação de sílabas, identificando-as com as cores elencadas pela professora.
      No laboratório de informática, pesquisamos sobres grandes pintores da história que utilizavam somente cores primárias e secundárias, o autor de maior renome encontrado foi Van Gog, então lemos sua biografia e características de suas obras, e cada aluno escolhe uma delas para realizar a releitura, em uma folha de cartolina dividida em quatro partes. Durante toda a atividade ouve muita conversa em relação à utilização de cores bem como suas técnicas de misturas e tons. Como tema de casa realizar uma produção textual bibliografia do autor sobre as partes mais marcantes de sua vida.
      Como continuidade nesta segunda-feira  terminar o livro trabalhando com as cores terciárias, onde utilizamos a técnica das misturas das cores na prática, onde faram o que realmente esperam, cada um recebera uma estrofe da poesia das cores terciárias para cria a cor e apresentar o verso somente com a tinta produzida. Para terminar a história cada um irá produzir uma tela com uma cartolina representando todas as cores pintando e utilizando as cores produzidas por eles próprios. Para finalizar trabalharemos com as estimativas de compra e venda de obras de artes onde cada um fará o valor (significativo ) e venderia para os colgas onde trabalhariam com o dinheirinho , cada um receberia a mesma quantidade e teria que pesquisar e ver qual será a melhor forma de comprar e também de pagar para adquiri a obra , após a suposta compra registrará no caderno como efetuou a compra , os prazos, preços , prestações , juros como foi sua forma de compra, como tema de casa carda um ira criar uma poesia referente ao tema cores para expor no blog da escola.
Cordel ecológico





2 comentários:

  1. trabalhando com alunos do quinto ano , de forma q nas aulas de artes eles ilustrem as poesias assim reescrevemos o livro e ilustramos,para finalizar, em um recital apresentaremos as poesias em forma de jogral... amei trabalhar este livro e as crianças tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso. Isto que eu pretendo com o blog. Agregar artes,principalmente,aos conteúdos e afins. Fiquei curiosa sobre o jogral. Eu poderia enriquecer mais esta postagem com ele, que tal?

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.