terça-feira, julho 19, 2016

João e Maria>Valorizando o homem do campo> Estímulos literários>19/07/2016


Valorização do homem rural

Para o antropólogo Jadir de Moraes Pessoa, somos injustos com o homem da roça, que muitas vezes é caricaturizado. 

“A ele devemos muitas coisas, como a nossa comida, nossa linguagem, religiosidade e a sabedoria criada na observação das plantas, dos animais e das águas”, afirma. 
De acordo com Jadir, o principal motivo para nos preocuparmos em manter vivas as tradições brasileiras é que as crianças aprendam a valorizar nossa cultura.
 “E isso só é possível com ações desenvolvidas na escola. Ninguém pode gostar daquilo que não conhece ou entende”, defende.


Tradições caipiras


A proposta desta atividade é preparar receitas típicas dos eventos juninos, a partir da leitura do conto de João e Maria. Veja a sequência. 

1. Apresente o conto de João e Maria às crianças. Conversem a respeito, deixando que eles digam o que acharam da história. 
2. Partindo do conteúdo original do conto, elas devem criar uma nova história. Como o pai de João e Maria era pobre e não tinha o que lhes dar de comer, as crianças devem dar ideias de como a família poderia resolver a situação. Por exemplo, plantando e preparando seus alimentos. 
3. Como na EMEI Professor Paulo Roberto Faggioni as crianças haviam plantando mandioca e abóbora na horta, elas foram pesquisar receitas para preparar usando esses alimentos. Uma possibilidade é pedir que tragam sugestões de casa, onde pesquisarão com a ajuda dos pais. 
4. Escolhidas as receitas, todos devem preparar juntos, na cozinha da escola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.