sexta-feira, setembro 02, 2016

Coração de vidro>Estímulos literários>Meio ambiente e afins> 02/09/2016


José Mauro de Vasconcelos
Quatro histórias que se entrelaçam contando o apogeu e o declínio de uma enorme fazenda. Quatro personagens destruídos pela vaidade, insensatez e orgulho humanos: o pássaro azulão, o peixinho vermelho, o cavalinho de ouro e a mangueira-moça
Coração de Vidro é um alerta de respeito à natureza.


O homem, o maior predador do planeta, violenta sem remorsos o meio ambiente, intervindo na liberdade dos animais. Um livro comovente, uma lição de vida para crianças e adultos, passada com lirismo e poesia.
Temas principais: animais, preconceito e natureza
Temas transversais: ética e meio ambiente

Coração de Vidro - José Mauro de Vasconcelos:

Coração de Vidro - José Mauro de Vasconcelos:

Cenário: Fazenda
Personagens: Pássaro, Peixe, Cavalo e Árvore
As histórias são contadas pelo ponto de vista dos personagens, enfatizando a maldade dos homens, que estragam tudo...
O pássaro azulão relata o quão feliz é ao observar a natureza: “Segundo mamãe, passarinho precisa primeiro tomar uma indigestão de beleza, para então exprimir o efeito dessa beleza, nas notas do cantar”.
Clóvis, o peixe, de dentro do aquário da casa de aves e após ser comprado, relembra sua vida feliz no açude da fazenda e das palavras da professora Quitéria: “Menino, deixe de sonhar. Perca essa eterna mania em viajar. Esconda-se quando vir que os homens vêm com redes à procura de vocês. Nada vale mais que a liberdade.  Aqui você tem a companhia, o carinho dos seus. Isso é o mais importante.”
O cavalo de Ouro relata sua vida desde o seu nascimento.

É lindo e fica feliz ao ser elogiado pelos humanos.  Até o momento de separação de sua mãe, para se tornar um cavalo de corrida.
“Como os homens eram bobos. Porque podíamos nós entender toda a sua linguagem e eles nunca conseguiam entender a nossa!...”
Dona Candoca, a árvore, era completamente feliz pela presença do seu “príncipe”: Praticamente o viu nascer!
O príncipe (assim chamado) conversava com Dona Candoca e contava as coisas que lhe aconteciam... brigas e discussões de seus pais eram constantes!!
Sugestão de atividade
* História nº 1: A missa do Sol
O conto relata a trajetória de um passarinho azul que foi tirado de seu habitat natural e preso numa gaiola. Os sentimentos de impotência, solidão e tédio são descritos de maneira muito sensível e melancólica.

* História nº 2: O Aquário
Clóvis, um peixe vermelho bastante vaidoso e esnobe, é tirado do açude da fazenda e levado para uma loja de animais de estimação. Incomoda-se com o ambiente e com os novos colegas, até que é comprado por uma mulher rica e tem seu próprio aquário. Entretanto, ele percebe que a solidão pode ser pior do que o desconforto material e físico.

* História nº 3: O cavalo de ouro
Saturno, um cavalo dourado extremamente elegante e bonito, é levado do convívio da família para ser treinado como cavalo de corrida. Desafortunadamente, sofre um pequeno acidente e é colocado de lado porque não pode mais correr. Esse conto mostra claramente o quanto as pessoas valorizam as outras enquanto delas podem tirar algum benefício e/ou vantagem, e como se tornam insensíveis e ingratas quando não precisam mais do outro.

* História nº 4: A Árvore
Dona Candoca é uma frondosa mangueira-moça que vive no fundo do pátio da fazenda. Tem uma vida tranquila e é a melhor amiga do "príncipe", um garotinho de quatro anos que todos os dias conta-lhe todas as suas aventuras e emoções. Porém, um dia o menino cresce e vai embora. A história mostra como podemos, sem querer, valorizar pessoas que não nos dão valor algum.

Temos algumas temáticas comuns aos quatro contos, como:
- A valorização da liberdade;
- Saudade e nostalgia;
- A questão da solidão a que todos estamos expostos;
- O respeito aos animais como seres que possuem sentimentos, consciência e inteligência;
- A preservação da natureza e do meio ambiente;
- Os efeitos nocivos da intervenção do homem no habitat natural dos animais e das plantas.

Certamente, é um livro muito adequado para despertar sentimentos de empatia nas crianças, pois o autor deixa bem claro, em várias passagens, o quanto a intromissão humana pode ser nefasta na natureza. Além disso, vendo o mundo através dos olhos de um bichinho ou de uma árvore, o jovem leitor pode criar valores positivos e respeitosos em relação a todos os seres vivos. 


Filme O meu pé de laranja lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.