quinta-feira, outubro 06, 2016

Quem lê com pressa tropeça>Trava-língua>06/10/2016


quem-le-pressa.jpg


Num texto bem-humorado, Elias José revive uma tradição oral: o trava-línguas, habilidade de recitar bem rápido frases ou versos com sons semelhantes, sem trocar sílabas e sem interrupções.
Texto
Aula

ATIVIDADES SUGERIDAS

-Orientar os alunos numa pesquisa sobre trava-línguas. Fazer uma apresentação em classe.
-Propor um desafio de leituras em grupo: ritmo, dicção e expressão.
-Fazer uma coletânea de trava-línguas tradicionais e regionais.
-Elaborar um alfabeto de assuntos de interesse da classe.
-Confeccionar alfabeto de nomes próprios, alfabeto do amor e do humor, alfabeto de animais e suas características.
-Brincar de musicalizar os poemas, como o da p.14, que pode ser adaptado a melodias de cantigas de roda.
Livro  AQUI
Mais uma sugestão:
 Para iniciar o trabalho, primeiro as crianças ouvem a história do livro “Quem lê com pressa tropeça”, do escritor Elias José onde Elias brinca com cada letra do alfabeto. Depois a professora risca de giz a letra que vai ser trabalhada e cada criança percebe a direção da letra, onde ela começa e termina. Nesta atividade de aprendizagem lúdica, trabalha-se a percepção visual e motora da criança. E não é só isso, as crianças podem trazer para a sala de aula, objetos que comecem com a letra que foi trabalhada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.