domingo, junho 11, 2017

O apelido de Mariana>Nome,sobrenome,apelidos> Estímulos literários> 11/06/2017



Mariana, a Coelha, Giovana, a Cara de Pizza, Antônio, Pintor de Rodapé... 
Apelidos são sempre divertidos para quem os inventa. 
Mas serão também divertidos para quem recebe o apelido? 
Veja, neste livro, como Mariana lidou com esta situação.


O livro fala sobre as crianças e seus apelidos.
Mariana era chamada de "Coelha" por seus amigos, porque os seus dois dentes da frente eram bem para frente!
Enquanto eram só seus amigos que a chamavam de Coelha, Mariana ainda aceitava,mas quando garotos que ela não conhecia, faziam piadas ela ficava muito brava!

Sua mãe queria levar Mariana no dentista para colocar aparelho, mas a menina não sabia o que achava pior: continuar dentuça ou ficar com muitos ferros na boca!
Mariana às vezes se perguntava por que é que todo mundo tinha que ter apelidos -na turma dela tinha Tubarão, Pintor de Rodapé, Fanta e Pizza Italiana. Cada um por um motivo diferente, e Mariana não sabia porque os apelidos não podiam ser legais.Um dia a menina juntou os amigos e pediu que eles reparassem nas qualidades, e nãonos defeitos de cada um.Então chegou a hora de Mariana ir ao dentista, ela se recusou a colocar o aparelho, então o dentista conversou com ela e no dia seguinte ela deixou que o aparelho fosse colocado.Mas com medo de novos apelidos, Mariana não abriu a boca na escola, alegando que estavacom dor de garganta.No dia seguinte, Mariana ainda estava disposta a ficar com a boca fechada, mas quando um amigo contou uma piada, ela deu uma boa gargalhada.E por fim, os amigos acharam legal o aparelho da Mariana e ela foi para casa mais aliviada.E quando Mariana começou a colocar elásticos coloridos para puxar os dentes, ela gostou mais ainda: cada dia escolhia um de uma cor diferente, e logo conseguiu outro apelido: "Mariana Tuti-Fruti", pelo menos esse ela achava melhor do que o "Coelha"
Fonte


Livro



Neste livro, quinze histórias curtas escritas em prosa falam sobre cachorros, gatos, homens e mulheres e suas várias alcunhas. Ilustrado a quatro mãos, com pedaços de papel colorido recortado com os dedos - nada de tesoura -, este livro traz ainda um depoimento das autoras sobre esse desenho feito sem lápis, caneta, giz ou pincel, além de uma sugestão de atividade.

Renata Bueno
Livro
Ouvindo: AQUIAQUIAQUI

 Música: AQUI    e   AQUI                                                                                        Atividades: AQUI e AQUI  e AQUI 
Rosita Maria:  AQUI
Apelido é coisa séria: AQUI e  AQUI
Sequência didática:  AQUI

2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.