Fernanda L. de Almeida
“Existem muitos tipos de frio, e o pior talvez seja aquele que nasce da falta de carinho. Seria esse o que a pequena margarida sentia?”
Além de alfabetizar letras e numerais faz se necessário alfabetizar as emoções, porque a criança é um indivíduo e o indivíduo é um todo.
O livro aborda questões como boa ação, bondade, amizade, carinho, caridade, respeito, afeto, amor às plantas, e a dinâmica da natureza.
Acreditamos que a leitura de “A Margarida Friorenta” possa despertar na criança as virtudes do amor, da justiça e da caridade, levando-os à compreensão de que as pessoas, afinal, não sobrevivem sem elas. O livro nos mostra a importância da afetividade e ajuda a estimular o reconhecimento de atitudes de amizade, companheirismo e solidariedade, conquistadas através de gestos simples.
Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil podem ajudar o pequeno leitor a promover percepções e reflexões positivas relacionadas a própria vida, assim como auxilia o desenvolvimento da linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história. Por isso também é importante que os pais demonstrem interesse e conversem sobre o conteúdo do livro com seu filho.
Fonte
Projeto
Leitura e interpretação
Sequência didática
Cenário: Artes: AQUI
Margarida de copo descartável
Música e mais
Passo a passo
Jogo
Maquete
Vejam tudo AQUI
Ouvindo a história
Mais sugestões para pintar
O trabalho de releitura da obra ficou maravilhoso, embora entendendo que o frio não era ocasionado pela baixa temperatura e sim pela carência afetiva da Margarida, ela foi vestida com casaquinhos e cachecóis. Ficou linda!
Montando um livro
Adorei as ideias.
ResponderExcluirLegal.Volte sempre.
ResponderExcluir