quarta-feira, julho 05, 2017

Era uma vez um lobo mau>Estímulos/brincadeiras>Trabalhando com opostos>05/07/2017

Bia Villela

Um lobo mau, sempre metido em confusão, apresenta ao jovem leitor suas aventuras trabalhando com palavras opostas. Esta é a história de 'Era uma vez um lobo mau...'!
Criada especialmente para lidar com conceitos que fazem parte do dia-dia da criança em fase pré-escolar, os livros da coleção Sim procuram estimular a imaginação, ensinando de forma divertida e diferente.
Um jeito divertido e especial para aprender e brincar com palavras OPOSTAS… 
Um lobo mau, sempre metido em confusão, apresenta ao jovem leitor suas aventuras trabalhando com palavras opostas.

Manual do prof: AQUI
Ouvindo: AQUI,
Ouvindo a história e recursos para trabalhar opostos: AQUI
PDF: AQUIAQUI
Vou deixar uma dica, do youtube:
 Coisas da Nat: Recursos pedagógicos, inclusive outros livros de Bia Villela

Sugestões de atividades
Estas são de Gi Barbosa
Ideia criativa

Projeto: Era uma vez um lobo mau ou bom?

Vamos brincar de lobo?
Se o seu grupo for formado, na maioria, por crianças, proponha uma brincadeira de lobo, que se brinca há muito e muito tempo, chamada “Tá pronto, seu lobo? 
Se o grupo  for formado por adolescentes, proponha o “Jogo do lobisomem”.
“Tá pronto, seu lobo?
Alguém se voluntaria para ser o lobo. 
Todos ficam de costas e o lobo se esconde.
 As outras crianças se organizam em pequenos grupos e passeiam, saltitando pelo espaço e cantando: – Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem! Tá pronto, seu lobo?
O lobo responde : – Não, estou me espreguiçando!
As crianças continuam caminhando, pulando e cantando:– Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?
O lobo responde : – Ainda não, estou tomando banho!
E assim, durante um bom tempo, o lobo responde que não está pronto porque está vestindo a roupa, calçando os sapatos, penteando o cabelo e o que mais resolver inventar.
A brincadeira continua até que o lobo fica pronto e, sem qualquer aviso, sai do esconderijo e corre atrás das outras crianças, tentando pegar os participantes desprevenidos. 
A primeira criança que for pega será o lobo na próxima vez.
Depois de certo tempo, quando as crianças se cansarem, dê a brincadeira por encerrado, faça uma roda e retome a história do Chapeuzinho Vermelho, se eles já fizeram referência a ela, no início da oficina.
Mais detalhes: AQUI
Atividades dia e noite

Aula dia e noite
AQUI
AQUI

Trabalhando com opostos

Grande ou pequena
AQUI

Sequência didática
Dia e noite

História
O lobo mau, bom





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.