TEXTOS INSTRUCIONAIS
São textos que trazem muitas informações e explicações sobre os mais variados assuntos.
Os textos de divulgação científica são aqueles que encontramos em enciclopédias, jornais, revistas de ciências e outras revistas. Tratam de um determinado assunto e são escritos de modo objetivo e direto, em uma linguagem clara e precisa. Seus autores são, geralmente, especialistas, ou jornalistas, que pesquisam e têm bastante conhecimento sobre aquilo que escrevem. Não costumam emitir opinião, e sim fazer descrições e dar explicações. São textos ótimos para você estudar e aprender muitos dos assuntos que são dados nas aulas.
Os textos instrucionais são, principalmente, as receitas, os manuais de uso e as instruções de jogos. São textos que nos explicam como fazer alguma coisa. Geralmente, estão divididos em duas partes: a primeira, com os materiais necessários (no caso da receita, são os ingredientes) e, na segunda, o modo de fazer (ou de jogar, no caso de um jogo). São muito úteis no dia-a-dia das pessoas.
As biografias são histórias da vida das pessoas. Contam desde o nascimento (às vezes começam pela vida dos pais da pessoa biografada) até a morte, ou até os dias atuais, se a pessoa estiver viva. Podem ser romanceadas, ou seja, contadas como se a pessoa biografada fosse um personagem; ou mais objetivas - com as datas e os principais acontecimentos, sem muitos detalhes. É costume escrever a biografia de pessoas conhecidas, que ficaram famosas principalmente por alguma razão política, econômica ou social.
Exemplos:
1-Bolo da Amizade
Ingredientes:
2 xícaras de flocos de nuvens brancas
1 xícara de sonhos coloridos
2 colheres de sopa de mais puro mel de abelha sonhadora
2 pitadas de arco-íris de sua cor preferida
3 gotas de amizade
Beijinhos a gosto.
Modo de preparar:
Coloque os flocos de nuvens brancas numa mochila bem transada e acrescente, pouco a pouco, os sonhos coloridos. Depois deixe a massa descansar por 10 minutos.
Pegue um porta - lápis, de preferência de cor branca, pingue as duas colheres de mel e as pitadas de arco-íris e vá adicionando as gotas de amizade lentamente, até formar uma mistura consistente.
Acrescente a massa já reservada, misturando tudo delicadamente. Coloque os beijinhos a gosto e ponha a massa para assar em forno brando.
Quando você sentir o aroma de brisa do mar, abra o forno e verifique se o bolo já está emanando raios coloridos. É o sinal para retirar o bolo do forno.
Se preferir, use recheio de luz do luar e sirva com calda de delicadeza e paciência. 1000calorias fraternais.
Ingredientes:
2 xícaras de flocos de nuvens brancas
1 xícara de sonhos coloridos
2 colheres de sopa de mais puro mel de abelha sonhadora
2 pitadas de arco-íris de sua cor preferida
3 gotas de amizade
Beijinhos a gosto.
Modo de preparar:
Coloque os flocos de nuvens brancas numa mochila bem transada e acrescente, pouco a pouco, os sonhos coloridos. Depois deixe a massa descansar por 10 minutos.
Pegue um porta - lápis, de preferência de cor branca, pingue as duas colheres de mel e as pitadas de arco-íris e vá adicionando as gotas de amizade lentamente, até formar uma mistura consistente.
Acrescente a massa já reservada, misturando tudo delicadamente. Coloque os beijinhos a gosto e ponha a massa para assar em forno brando.
Quando você sentir o aroma de brisa do mar, abra o forno e verifique se o bolo já está emanando raios coloridos. É o sinal para retirar o bolo do forno.
Se preferir, use recheio de luz do luar e sirva com calda de delicadeza e paciência. 1000calorias fraternais.
Depois da leitura:
Compreendeu o texto?
Não - leia de novo
Sim - passe a diante
Percebeu todas as palavras do texto?
Não - consulte um dicionário
Sim - passe a diante.
Responda:
1- Porque vamos ler este texto com instruções?
2- Divida o texto em três partes: Título, materiais, regras.
3- De que parte do texto podemos retirar informações sobre:
a) Como vamos fazer?
b) O que vamos precisar?
Compreendeu o texto?
Não - leia de novo
Sim - passe a diante
Percebeu todas as palavras do texto?
Não - consulte um dicionário
Sim - passe a diante.
Responda:
1- Porque vamos ler este texto com instruções?
2- Divida o texto em três partes: Título, materiais, regras.
3- De que parte do texto podemos retirar informações sobre:
a) Como vamos fazer?
b) O que vamos precisar?
Avaliação:
1- A realização da atividade foi: muito fácil, fácil, difícil.
2- De sua opinião sobre a atividade.
3- Agora você vai criar a sua receita poética. Pode ser a receita da calda e do recheio do bolo da amizade. Se preferir, invente outro bolo ou outra receita qualquer. Fique à vontade.
1- A realização da atividade foi: muito fácil, fácil, difícil.
2- De sua opinião sobre a atividade.
3- Agora você vai criar a sua receita poética. Pode ser a receita da calda e do recheio do bolo da amizade. Se preferir, invente outro bolo ou outra receita qualquer. Fique à vontade.
2 - Resposta a um leitor
Suponha que você é redator de uma revista de jardinagem e decoração. Um leitor pediu sugestões de plantas para um canteiro de jardim, para formar uma cerca-viva no quintal e para pôr em vaso pendente no terraço.
Para poder atender esse leitor, você precisará se informar sobre algumas plantas. Então leia as fichas a seguir:
Jasmim azul:
Nome popular: Bela-emília; Plumbago, Jasmim-azul; Dentilária.
Suponha que você é redator de uma revista de jardinagem e decoração. Um leitor pediu sugestões de plantas para um canteiro de jardim, para formar uma cerca-viva no quintal e para pôr em vaso pendente no terraço.
Para poder atender esse leitor, você precisará se informar sobre algumas plantas. Então leia as fichas a seguir:
Jasmim azul:
Nome popular: Bela-emília; Plumbago, Jasmim-azul; Dentilária.
Nome científico: Plumbago auriculata Lam.Origem: África do Sul.
Observações: Arbusto semi-lenhoso, muito ramificado, de 1 a 2 m de altura, com numerosas brotações na base, de florescimento intenso e muito decorativo.
Cultivo: É cultivado a pleno sol em conjuntos isolados, ou formando renques ou cercas-vivas e ainda como trepadeira apoiada em pilares ou colunas, graças à ramagem longa e mais ou menos escandente.Podada a cada 1 ou 2 anos, renovas sua vegetação e melhora o florescimento.
Cultivo: É cultivado a pleno sol em conjuntos isolados, ou formando renques ou cercas-vivas e ainda como trepadeira apoiada em pilares ou colunas, graças à ramagem longa e mais ou menos escandente.Podada a cada 1 ou 2 anos, renovas sua vegetação e melhora o florescimento.
Onze horas:
Nome Científico: Portulaca grandiflora
Sinonímia: Portulaca pilosa ssp. grandiflora
Nome Popular: Onze-horas, portulaca
Família: Portulacaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil, Argentina e Uruguai
Ciclo de Vida: Anual
A onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual. É também umas das floríferas anuais mais apreciadas no mundo todo, pelo seu fácil cultivo e abundante floração. Seus ramos são prostrados, macios, ramificados e suculentos, muitas vezes avermelhados. As folhas são engrossadas, cilíndricas, verdes, suculentas e dispostas alternadamente.
Sinonímia: Portulaca pilosa ssp. grandiflora
Nome Popular: Onze-horas, portulaca
Família: Portulacaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil, Argentina e Uruguai
Ciclo de Vida: Anual
A onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual. É também umas das floríferas anuais mais apreciadas no mundo todo, pelo seu fácil cultivo e abundante floração. Seus ramos são prostrados, macios, ramificados e suculentos, muitas vezes avermelhados. As folhas são engrossadas, cilíndricas, verdes, suculentas e dispostas alternadamente.
Brinco – de - princesa:
Nome Científico: Fuchsia hybrida
Sinonímia: Fuchsia speciosa
Nome Popular: Brinco-de-princesa, fúcsia, agrado, lágrima Família: Onagraceae
Nome Científico: Fuchsia hybrida
Sinonímia: Fuchsia speciosa
Nome Popular: Brinco-de-princesa, fúcsia, agrado, lágrima Família: Onagraceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Sul Ciclo de Vida: Perene
Origem: América do Sul Ciclo de Vida: Perene
Possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes. As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações, sem mesclas. A ramagem é pendente, mas pode haver variações, com plantas mais eretas e outras mais pendentes.
Agora redija uma carta a esse leitor indicando a planta certa para cada ambiente, baseando-se no texto das fichas, naquilo que você observou nas fotos, descrevendo a forma da planta, folhas, flores, cores, tipo do cultivo,necessidades de luz ou sombra, etc.
Bibliografia:
Pesquisas na internet
Ler, entender, criar, Língua Portuguesa, 5ªs. Maria das Graças Vieira e Regina Figueiredo. Editora Ática.
Agora redija uma carta a esse leitor indicando a planta certa para cada ambiente, baseando-se no texto das fichas, naquilo que você observou nas fotos, descrevendo a forma da planta, folhas, flores, cores, tipo do cultivo,necessidades de luz ou sombra, etc.
Bibliografia:
Pesquisas na internet
Ler, entender, criar, Língua Portuguesa, 5ªs. Maria das Graças Vieira e Regina Figueiredo. Editora Ática.
Texto instrucional
Manchetes de jornal
Notícia/ Reportagem.
Manchetes de jornal
Notícia/ Reportagem.
Primeira parte:
Apresentação da manchete: “Chuteira não é só para macho”
O título muitas vezes nos dá uma idéia sobre o assunto que vai ser tratado no texto. Qual poderia ser o assunto de um texto com esse título?
O que você observou para chegar a essa conclusão?
“Chuteira não é só para macho” e “As mulheres também estão jogando futebol”.
O título muitas vezes nos dá uma idéia sobre o assunto que vai ser tratado no texto. Qual poderia ser o assunto de um texto com esse título?
O que você observou para chegar a essa conclusão?
“Chuteira não é só para macho” e “As mulheres também estão jogando futebol”.
O que os dois títulos têm de parecido?
Na sua opinião, qual deles chamaria mais a atenção do leitor? Por quê?
Pensem em outros títulos sobre esse assunto e que também chamem a atenção das pessoas. Registre estas manchetes.
Escreva um pequeno texto que tenha este título: “Chuteira não é só para macho.”
Objetivos:
Na sua opinião, qual deles chamaria mais a atenção do leitor? Por quê?
Pensem em outros títulos sobre esse assunto e que também chamem a atenção das pessoas. Registre estas manchetes.
Escreva um pequeno texto que tenha este título: “Chuteira não é só para macho.”
Objetivos:
Explorar as características persuasivas da manchete.
Explorar os possíveis portadores de texto onde poderia estar escrito esse título.
Trabalhar com a predição do título em relação ao seu significado e levantar hipóteses sobre o tipo de texto que poderia corresponder a ele.
Identificar outros portadores de informação.
Apresentação da notícia do jornal (trecho)
Comparar o texto produzido com o texto do jornal, confrontando suas hipóteses iniciais.
Responda: Qual o assunto desse texto?
Por que a manchete foi escrita com letras maiores?
Por que vocês acham que é comum encontrar nos jornais, além do texto escrito, fotografias? Perceber que a fotografia é um elemento a mais. Além da escrita, que auxilia a compreensão da notícia, ilustrando-a e funcionando como prova de veracidade do fato citado.
Vocês acham que os fatos apresentados no texto são reais? Como vocês descobriram isso?
Quando lemos uma notícia, ficamos sabendo um pouco mais sobre as coisas que acontecem no mundo. Além do jornal, de que outras formas podemos conseguir informações?
Segunda parte:
Explorar os possíveis portadores de texto onde poderia estar escrito esse título.
Trabalhar com a predição do título em relação ao seu significado e levantar hipóteses sobre o tipo de texto que poderia corresponder a ele.
Identificar outros portadores de informação.
Apresentação da notícia do jornal (trecho)
Comparar o texto produzido com o texto do jornal, confrontando suas hipóteses iniciais.
Responda: Qual o assunto desse texto?
Por que a manchete foi escrita com letras maiores?
Por que vocês acham que é comum encontrar nos jornais, além do texto escrito, fotografias? Perceber que a fotografia é um elemento a mais. Além da escrita, que auxilia a compreensão da notícia, ilustrando-a e funcionando como prova de veracidade do fato citado.
Vocês acham que os fatos apresentados no texto são reais? Como vocês descobriram isso?
Quando lemos uma notícia, ficamos sabendo um pouco mais sobre as coisas que acontecem no mundo. Além do jornal, de que outras formas podemos conseguir informações?
Segunda parte:
Reportagem “Bola da vez”
Recortada do jornal, Folha teen - Folha de São Paulo, do dia 11/05/09
Após a leitura, registrar qual é a manchete, subtítulos, chamadas, fotos e legendas.
Recortada do jornal, Folha teen - Folha de São Paulo, do dia 11/05/09
Após a leitura, registrar qual é a manchete, subtítulos, chamadas, fotos e legendas.
Responder:
Para ser jogador é preciso enfrentar dificuldades. Cite algumas.
Quais as qualidades para o sucesso desses jovens?
O que acontece quando o jovem chega a “glória” citada na reportagem?
Para as meninas o caminho é o mesmo?
Para ser jogador é preciso enfrentar dificuldades. Cite algumas.
Quais as qualidades para o sucesso desses jovens?
O que acontece quando o jovem chega a “glória” citada na reportagem?
Para as meninas o caminho é o mesmo?
Comente a reportagem sobre a jogadora Beatriz.
Terceira parte:
Terceira parte:
Texto instrucional: Entregar o texto “Desenho- surpresa”.
Eis o texto:
1-Qual a principal intenção comunicativa do texto?
Dar instruções, dar uma opinião ou contar uma história?
Texto instrucional é aquele que dá instruções, que ensina ou orienta o leitor a fazer algo. È o tipo de texto característico dos manuais, folhetos explicativos, cadernos de receitas.
2-Como é dividido o texto dessa receita?
3- Qual é a função das ilustrações?
4- Transcreva estas instruções na sequência adequada.
1-Qual a principal intenção comunicativa do texto?
Dar instruções, dar uma opinião ou contar uma história?
Texto instrucional é aquele que dá instruções, que ensina ou orienta o leitor a fazer algo. È o tipo de texto característico dos manuais, folhetos explicativos, cadernos de receitas.
2-Como é dividido o texto dessa receita?
3- Qual é a função das ilustrações?
4- Transcreva estas instruções na sequência adequada.
(no livro,ela está fora de ordem):
A) Depois de colorida toda a folha, cubra a pintura com giz de cera preto.
B) Pinte uma folha de desenho com várias cores de giz de cera, organizando as cores como quiser.
C) Surpresa: o desenho vai se tornando colorido, à medida que as cores do fundo são reveladas.
D) Com um palito de madeira ou ponta fina (ponta de transferidor), comece a desenhar sobre a pintura preta.
5- Escreva a lista de materiais de que você precisa para fazer o desenho- surpresa.
Observação: nesta técnica o desenho é livre, porém foi utilizado o tema das leituras anteriores, futebol feminino, e suas as manchetes feitas por eles. Vejam as fotos a seguir:
As manchetes que fizeram ficaram ótimas. Destaque para:
“ Mulheres deixam os panos de pratos e calçam as chuteiras”
Bibliografia:
Registrando Descobertas, Língua Portuguesa - Amália Orchis e outros,
1ª série. Editora FTD
Projeto Araribá, Língua Portuguesa - 5ª série. Editora Moderna
A) Depois de colorida toda a folha, cubra a pintura com giz de cera preto.
B) Pinte uma folha de desenho com várias cores de giz de cera, organizando as cores como quiser.
C) Surpresa: o desenho vai se tornando colorido, à medida que as cores do fundo são reveladas.
D) Com um palito de madeira ou ponta fina (ponta de transferidor), comece a desenhar sobre a pintura preta.
5- Escreva a lista de materiais de que você precisa para fazer o desenho- surpresa.
Observação: nesta técnica o desenho é livre, porém foi utilizado o tema das leituras anteriores, futebol feminino, e suas as manchetes feitas por eles. Vejam as fotos a seguir:
As manchetes que fizeram ficaram ótimas. Destaque para:
“ Mulheres deixam os panos de pratos e calçam as chuteiras”
Bibliografia:
Registrando Descobertas, Língua Portuguesa - Amália Orchis e outros,
1ª série. Editora FTD
Projeto Araribá, Língua Portuguesa - 5ª série. Editora Moderna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.