sexta-feira, outubro 20, 2017

Pequenos textos>Leitura e interpretação>Gramática>Ortografia>Projeto leitura>20/10/2017



Encontrei estas leituras variadas no
blog Ensino,educação e reflexão.
São textos curtos,com atividades gramaticais, 
gêneros textuais e afins.
Um blog para fundamental 1 final



A ÁRVORE 1

    Era uma árvore 2. Nasceu de uma semente 3, feita de amor e carregada por um passarinho 4 numa manhã 5 de primavera.
    Cresceu exuberante e reinou absoluta com seus galhos 6, folhas 7 e frutos 8. As flores, 9, completaram a sua beleza, ciclicamente, durante anos, até que surgiu uma 10 árvore nas redondezas. Era tão 11 quanto ela, só que mais 12.
    A árvore 13 não gostou daquilo.
        Achou-se 14, ficou 15 e começou a se encolher.
    Encolhida, foi entortando mais ainda, e entortando mais, acabou ficando tão 16, mas tão 17, que ficou 18 e enfraqueceu os galhos que a defendiam.
    A lagarta do medo então se aproximou, e comeu as folhas 19 que restavam. Depois foi a vez do verme da inveja, que secou todos os frutos. Finalmente veio o fungo do orgulho, que impediu o nascimento das flores.
         20 árvore 21.
         Em pouco tempo estava completamente... 22.
Diléia Frate, Fábulas Tortas.

Vejam:AQUI  algumas histórias do livro Fábulas Tortas


ATIVIDADE DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL

1. Copie novamente este texto, completando-o com as palavras escolhidas no quadro abaixo. Atenção ao sentido do texto para acertar na escolha!

1
amarela – engraçada - bondosa
12
alta, jovem e esguia – baixa, feia e gorda – nova, florida e bela
2
alta e forte – torta e inda – pequena e seca
13
torta – amarela - antiga
3
boa – saudável - marrom
14
bonita – feia - gorda
4
feliz – alegre - colorido
15
triste – infeliz - feliz
5
ensolarada – fria - dourada
16
torta – feia - bonita
6
fortes – ressecados - fracos
17
torta – feia - desengonçada
7
sedosas – verdes - brilhantes
18
fraca – forte - triste
8
maduros – apetitosos - doces
19
tenras – verdes - ressecadas
9
vermelhas – amarelas - roxas
20
esperta – pobre - feliz
10
nova – bela - terrível
21
infeliz – desajeitada - torta
11
linda – terrível - feia
22
morta – estragada - infeliz
                                                                     

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

2. Marque com um X a resposta certa:
   a) Todas as palavras que estavam faltando para completar a história são:
        (   ) verbos.
        (   )  adjetivos.
        (   ) substantivos.

3. Você sabe explicar para que servem os adjetivos?

4. Escreva C para certo e E para errado de acordo com as ideias do texto:

____ A árvore amarela morreu porque pegou uma doença terrível.
____ A árvore amarela morreu porque nutriu sentimentos ruins como inveja, medo e  orgulho.
____ Quando surgiu outra árvore, a árvore amarela ficou feliz, pois teria uma amiga.
____ A nova árvore queria que a árvore amarela sumisse.
____ A árvore amarela não soube reconhecer as suas próprias qualidades.

5. O texto que estamos trabalhando é uma fábula. Geralmente as fábulas nos trazem algum ensinamento, alguma lição. Sendo assim, qual a lição que poderíamos aprender com “A árvore amarela”?

6.  Quantos parágrafos tem o texto?

7. Que outro título poderia ser dado ao texto?

8. A árvore amarela foi tomada por três sentimentos ruins – inveja, medo, orgulho. Que outros sentimentos também não são legais e nos fazem sofrer?

9. E que sentimentos podem nos fazer bem?

10. Desenhe na folha branca que a professora entregou como você imagina que sejam as duas árvores descritas no texto.

Folclore mundial:  Sereia a criatura dos mares

A galinha que criava um ratinho
Assassino dos mares
Cachorrinhos para venda

Projeto ler para divertir
Adivinhas,anedotas,história quadrinhos,contos artimanha
"Para os alunos, o tema da Pluralidade Cultural oferece oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiro e como participante de grupos culturais específicos. Ao valorizar as diversas culturas que estão presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade, cooperando na formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhe poderiam ser prejudiciais. Por meio do convívio escolar possibilita conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar — e para que desenvolva atitudes de repúdio a essas práticas.


Leitura Keiko:  AQUI

A pequena vendedora de fósforos

Contos Africanos
(curtos na maioria)
Cultura Afro/brasileira
(leituras)

Sequência didática
Contos de mistérios
e
Muitas leituras
Coletânea de atividades



Contos de artimanha/Fábulas
Vários

Mais leituras e atividades



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.