domingo, outubro 08, 2017

Tanto,tanto!>Estímulos fraternos e culturais> 08/10/2017

Uma divertida família se reúne para fazer uma festa-surpresa.
Enquanto esperam o aniversariante, todos os parentes querem
agarrar e beijar o bebê da casa e brincar com ele.

Conhecer as histórias e Contos Africanos;
Explorar e apreciar as diferentes linguagens (Gestual e Oral).

- Contar a história usando um boneco (fantoche)
-Selecionar imagens de diferentes bebes e fazer com eles colagem em caixas (grandes, pequenas e médias) e brincar com as mesmas verbalizando sobre as imagens.
- Organizar as fotos das crianças e afixar nas paredes de forma que possa ser visualizada pelas mesmas (Atividade feita com as crianças).
- Organizar com ajuda de uma funcionária (Sueli C.) a construção de dois bebes (Bonecas) Ex: Nessa atividade, deverá se deitar um bebe sobre um papel e fazer o contorno do corpo do mesmo para utilizar como base para o tamanho do bebe a ser confeccionado (menina e menino), neste processo ir citando com as crianças as partes do corpo, recortar e colar na recreação.
- Em outro dia organizar roda com o contorno do corpo, ir apresentando a tinta para se pintar com as crianças.
- Em outro momento ir vestindo os bonecos.
- Apresentar para eles a história dos nossos bebes- esse texto deve ter o nome e características das crianças do berçário. Ex: Essa é a história de dois bebes que apareceram no Mário Quintana. Ela se chama Helena e é muito lindo- Esse é o Gustavo que tem um sorriso lindo.

Obs: Histórias criadas oralmente pelas professoras utilizando os nomes dos alunos do Berçário e suas características, as mesmas poderão ser digitadas e socializadas. Esta seqüência será registrada por escrito e fotos.
Obs: Nesta fonte tem mais atividades agregadas a cultura afro/brasileira.

Texto:  AQUI


O mais legal dessa história, publicada pela primeira vez nos anos 90, é que ela gira toda em torno de um bebê…que todos querem esmagar, beijar, apertar tanto, tanto!
 Conforme os integrantes da família vão chegando na casa dele, cada um faz uma nova bagunça, no seu estilo – e o bebê lá, todo felizão. 
O texto, cumulativo, é cheio de ritmo: há repetição, pausa, uma delícia de ler em voz alta, quase cantando (e parando pra dar uns esmagos no bebê ouvinte, claro)!

Sequência didática
(leia abaixo dos slides)

Livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.