sábado, novembro 25, 2017

Repente>Cantoria>O que é?>Gênero da cultura oral>Alguns repentes>25/11/2017

a arte do repente
O Repente, ou Cantoria, é uma das principais vertentes da poesia caracterizada pelo uso de rima e métrica. Chegou ao seu apogeu se aperfeiçoou ao longo de décadas no Nordeste, hoje conta com mais de 30 estilos poéticos e se caracteriza por genuína brasilidade.
Vejam tudo: AQUI
repente nordestino é uma das diversas formas que surgiu de interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval ibérica dos trovadores. Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.

Sequência didática/aula

Literatura de cordel e repente: suas diferenças e semelhanças

Artistas da improvisação/aula
O uso do repente como ferramenta ludopedagógica
Explorar a participação dos alunos por meio do repente permite aos estudantes se apropriarem dessas experiências, analisarem criticamente e explorarem novas perspectivas no ambiente em que vivem, além de tornar a escola mais atuante e crítica. O educador brasileiro Paulo Freire afirma em seu livro “Educação e Mudança” que é necessário “ter uma escola viva, em que se viva a cidadania e não uma escola onde um dia se sonhe em ser cidadão. A infância já cidadã é ser vivo já, é ser social.”
AQUI

Alguns repentes: Quintal da cultura: Pontuação

Divisão

Cabelo

Cores
Véspera de Natal
Natal

Sistema Solar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.