domingo, janeiro 14, 2018

Como contar crocodilos>Contos populares de bichos>Projeto>Atividades literárias>14/01/2018

Como contar crocodilos é, sob todos os aspectos, uma obra encantadora. 
Aqui a autora Margaret Mayo reuniu oito contos populares, de nações e lugares tão afastados como a Indonésia e as planícies norte-americanas, o Japão e a Grã-Bretanha, a Grécia e as savanas africanas. Em seguida, recontou-os a seu modo, com doçura, emoção e simplicidade incomparáveis.

Neste livro, coelhos, leões, ursos, coiotes, tartarugas, corujas, macacos, crocodilos e muitos outros bichos nos dão lições de astúcia, de sabedoria, de convivência e de pura travessura.
 Exemplares, nesse sentido, são a calma coragem da Vovó Coelha, que enfrenta docemente um leão muito mandão, ou a esperteza de Mamãe Lebre, que, para que seus filhotes consigam brincar em paz, dá uma lição no Elefante e no Hipopótamo ao mesmo tempo.
Mas um aspecto fundamental, que faz deste um livro absolutamente único, são as maravilhosas ilustrações de Emily Bolam. 
Com um sentido intenso do colorido, um desenho claro e emotivo, suas composições integram perfeitamente o texto e a imagem, tornando a leitura um ato amoroso tanto para a criança como para o adulto.
Como contar crocodilos tem projeto gráfico primoroso e foi traduzido com grande sensibilidade por Heloisa Jahn. 

Os contos populares - de índios e negros norte-americanos, de indianos e ingleses, de russos e japoneses - adaptados para crianças.

Sobre a obra

A partir da leitura repetida das histórias, feita pelo professor, os alunos poderão antecipar os acontecimentos e reconhecer a sequência da narrativa. As propostas de atividades de reconto oral e escrita da história virão em seguida. 

Atividades

Projeto
Como contar crocodilos

O livro escolhido para este trabalho "Como contar crocodilos" apresenta oito contos populares que tiveram origem em diversos países do mundo. 
Em cada semana, fazemos a leitura de uma história e, em seguida, os alunos escrevem a resenha de cada uma das histórias em uma folha. 
Após a leitura das histórias, falamos sobre o local de origem dos contos, localizando-os no globo terrestre.


Portal Trilhas
Página 34 sobre esta obra
Neste link acima,nas primeiras páginas tem sugestões de atividades literárias
Produzir narrativas sobre versões diferentes da mesma história
AQUI





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.