sábado, fevereiro 10, 2018

História do dia internacional da mulher/Obra costureiras/Tarsila do Amaral>Mais atividades>10/02/2018

História do dia Internacional da mulher

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. 
Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. 
O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. 
Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. 
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Vejam mais:AQUI

Homenagem a Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral era considerava uma mulher além de seu tempo. Mulher elegante e refinada, e neta de grandes fazendeiros paulistanos, Tarsila do Amaral enfrentou rejeição dentro da própria família. “Ela sempre foi muito avançada para a época, casou-se várias vezes (um de seus maridos foi o escritor modernista Oswald de Andrade), não se encaixava no perfil da dona de casa e mãe de família que eram atribuídos à mulher de seu tempo. 
Os próprios irmãos de Tarsila não apoiavam as posições vanguardistas dela”

Costureiras. 1950. Oléo sobre Tela (73,3 x 100,2cm). 
Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

    COSTUREIRAS – Em princípio dos anos 1930, Tarsila voltou sua atenção para o tema do trabalho, do cotidiano e de questões sociais. Por volta de 1936, quando morava no Rio de Janeiro, deu início à pintura de Costureiras. Há uma fotografia datada daquele ano, registrando a artista com a obra. Posteriormente, Tarsila alterou a pintura, aumentou o número de figuras e só a terminou em  1950, quando já residia em São Paulo. Essa obra apresenta notoriamente peculiaridades de Tarsila. A caracterização das figuras é típica da artista, com a persistência de elementos de seu repertório visual, como a mão da costureira no canto inferior direito. Seu ambiente está ainda impregnado de aspectos das tradições populares, além dos vestígios do cubismo e das cores tarsilianas. Fonte
      Mais sobre a obra acima: AQUI
Mural/painel e mais atividades variadas para o dia internacional da mulher
Na Educação Infantil, a data é comemorada como uma homenagem às mulheres, que hoje trabalham, estudam, são mães, donas de casa e muito mais. 


Fafá conta sobre o dia internacional da mulher
AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.