terça-feira, fevereiro 06, 2018

Pomelo e os opostos>PNLD literário>Pomelo cresce>Estímulos literários>06/02/2018


Ramona Badescu Richarrd Sanches

Pelo olhar sempre curioso e bem-humorado de Pomelo, vemos um apanhado de palavras apresentadas ao lado de seus respectivos opostos. Desde os pares clássicos, como 'aberto' e 'fechado', 'longe' e 'perto', e 'alto' e 'baixo', passando por alguns sutis, como 'efêmero' e 'eterno', e outros surpreendentes como 'sonho' e 'realidade', 'nítido' e 'turvo' e até mesmo 'tudo' e 'nada'. Ideias concretas e abstratas ficam mais claras com as singelas ilustrações de Benjamin Chaud.
Uma maneira divertida de apresentar aos pequenos a relação de oposição entre conceitos que muitas vezes eles já conhecem, mas que ainda não identificam com clareza.

O livro pertence ao gênero literário narrativo e, além de opostos, desenvolve outros temas, como mundo natural. 
Retrata animais, flores e frutas, motivando os bebês a identificarem e nomearem os elementos que os cercam. 
A obra aproxima as crianças das primeiras noções de quantidade, localização, posicionamento e tempo, abrindo caminho para o avanço de competências matemáticas.
 Na narrativa, o protagonista investiga oposições clássicas, como longe e perto, pouco e muito, e outras inusitadas, como bolas e listras ou a pé e de carro.
 Conceitos opostos são apresentados lado a lado, com textos curtos e objetivos, que descrevem o que está acontecendo com apenas uma palavra. 
A associação entre texto e imagem atribui concretude às ideias abordadas, sem margem para ambiguidades, mesmo ao tratar de noções abstratas, como antes e depois.
 Além disso, as ilustrações são ricas em leituras implícitas, que permitem ampliar a exploração do livro de acordo com o interesse das crianças. 
As expressões “quando era bebê” e “agora que ele cresceu” marcam a passagem do tempo ao longo do qual Pomelo constrói conhecimentos sobre a língua e o mundo. 
Com o intuito de desenvolver a capacidade da criança de explorar o ambiente pela observação de cenários com elementos antagônicos, ou seja, opostos ou contrários, a obra possibilita também o desenvolvimento do vocabulário e de noções de quantidade e oportuniza a ampliação de noções de localização, posicionamento, tamanho, peso e volume. 
A obra permite o contato com a linguagem escrita desde os primeiros meses de vida, promovendo a estimulação visual, a interpretação de imagens e a oralidade, colaborando com a ampliação do repertório infantil pelas formas, texturas e cores, que estimulam os sentidos e contribuem conjuntamente para a aquisição da literacia, da numeracia, bem como para o desenvolvimento de competências cognitivas, linguísticas, estéticas, sociais, afetivas e emocionais, importantes para o desenvolvimento da criança.  Fonte
Ouvindo: AQUI
Sobre a obra: AQUI
Atividades
PDFAQUI
Variadas ( formas,conceitos,cores)
Pequenos Grandes Pensantes
AQUI

Ensinar de forma divertida ! O livro explora o mundo dos opostos e das comparações: grande/ pequeno; alto/baixo; seco/molhado; dentro/fora. A professora convida as crianças a conhecerem este universo comparando animais, objetos, ações, sentimentos e alimentos. Oposto pode significar algo contrário, inverso, diferente! Vamos conhecer esse mundo? O livro aborda esse universo tão rico de forma lúdica, utilizando imagens alegres e bem coloridas. Trabalhar os opostos auxilia o desenvolvimento psicomotor e visual das crianças. AQUI

O que é crescer?
Pomelo cresce  ouvindo: AQUI
PDF: AQUI
Projeto: AQUI
Minúsculas
Batatas miudinhas, 
Alguns tomates em tamanho real,
Cinco palmos e três polegadas
De perguntas sem respostas,
Uns pés de alho-poró sem medidas,
Vários quilômetros de verde,
Uma aventura de peso,
E um livro à altura do
Pomelo crescido!

Pomelo é um elefante diferente daqueles que você conhece.
Pequenino e rosado, ele é um elefantinho de jardim que vive, a cada história, experiências comuns a crianças de toda a parte.
Neste livro, ele se enche de alegria ao perceber que está ficando mais alto.
Mas essa constatação vem acompanhada de dúvidas e dilemas - será que ele está crescendo de maneira uniforme?
Para crescer por fora é preciso antes crescer por dentro?
Será que quando estiver crescido ele vai perder todos os seus medos?
Junte-se a Pomelo neste livro profundo e bem-humorado para refletir sobre o crescimento junto dos pequenos - enquanto eles não viram gente grande!


+ opostos: AQUI
Antônimos: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.