Desde a infância, nosso imaginário é povoado por histórias de reis e rainhas, mestres e aprendizes. No dia a dia, as formas de organização política estão em toda parte, da diretora da escola à dona da bola. Este projeto, que fala sobre as diversas formas de controle e poder, é fruto de seis oficinas realizadas com crianças, em que foram compartilhadas, de uma maneira bem divertida, noções sobre modos de governar e tomar decisões.
O livro não pretende dar respostas, mas convidar as crianças a pensar e levar o assunto para dentro de casa e para a sala de aula. Assim, juntas, crianças e adultos poderão questionar as coisas como são e refletir sobre como elas poderiam ser.
Livro: AQUI
Fafá conta: AQUI
+ sugestões: AQUI
O que é política? AQUI
Brincadeiras para aprender política: AQUI
Nesse vídeo fazemos uma contextualização do assunto da política com as crianças. AQUI
Nesse vídeo, trazemos a proposta prática da atividade envolvendo atividades na escola. AQUI
A eleição dos bichos
O rei Leão pensa que pode mandar sozinho em toda a floresta.
Quando ele resolve desviar o rio para fazer uma piscina na sua toca, os bichos convocam uma eleição
A bicharada já estava mais do que cansada dos mandos e desmandos do Leão. Ainda mais quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina na própria toca - onde já se viu? É aí que surge a ideia de fazer uma eleição para escolher um novo governante para a floresta.
No páreo estão a Macaca, a Preguiça, a Cobra e o próprio Leão. Mas o que exatamente acontece em uma eleição? Quais são as regras? Como o vencedor é eleito? Este livro explica o funcionamento das eleições de forma divertida e dinâmica para crianças. Prepare-se para descobrir tudo isso junto com os bichos e escolher o seu candidato preferido. Só não conte a ninguém: o voto deve ser secreto!
Várias leituras : AQUI
Os animais da floresta estavam enlouquecidos. Não era para menos. Eles estavam em plena época de eleições! As primeiras desde que se conheciam por gente, ou melhor, por bichos. O atual governador da selva era Tião Leão que, com o passar das luas, deixou de cuidar da população como devia. Foi então que os bichos criaram coragem, começaram a criticar o governo e a mostrar seu desagrado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.