terça-feira, junho 25, 2019

Cordéis que educam e transformam>Um cordel para muitos chapéus>25/06/2019


Cordéis que educam e transformam

Os cordéis de Costa Senna, um dos maiores cordelistas do Brasil, abordam com simplicidade e inteligência temas do nosso cotidiano, como participação política, alfabetização, uso consciente dos recursos naturais, entre outros, com a intenção de educar. 
Ao ler seus versos você será motivado a repensar e transformar seus caminhos.
Sugestões
Ler a apresentação do livro feita pelo escritor Claudio Portella com a intenção de saber como ele conheceu Costa Senna; Ler integralmente o livro com a intenção de conhecer a literatura de cordel e os temas escolhidos por Costa Senna; Pesquisar sobre Erivaldo Ferreira da Silva, ilustrador do livro Cordéis que educam e transformam; Pesquise sobre a Associação Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC, para saber mais sobre o assunto.

Tema(s) principal(is): Educação, cidadania, violência, mulher, criança;

Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia e História.


Projeto

Mariane Bigio
O livro “Um Cordel para Muitos Chapéus” escrito por Mariane Bigio e  ilustrado por Alessandra Cavalcanti da Editora Bagaço, traz a beleza da literatura de cordel para divertir a leitura das crianças. 
A autora é cordelista e suas obras abordam temas educativos e também divertidos levando este gênero literário até aos pequenos leitores de uma forma encantadora. 
Neste livro ela fala dos mais variados tipos de chapéu, com lindas ilustrações e em versos criativos. As atividades que serão propostas visam envolver as crianças com as características da literatura de cordel e estimula a criatividade.


Criando seu chapéu em cordel e em xilogravura
De forma envolvente, realizar a leitura do livro. A leitura pode ser contada ou cantada, demonstrando a musicalidade e explorando as rimas, pois são  marcantes na literatura de cordel. Tem chapéu de todo jeito e também tem chapéu inventado. 
Depois da história, propor que as crianças inventem seu próprio chapéu para criar seu cordel. 
A imagem será feita partindo da ideia da xilogravura, uma técnica frequentemente usada para ilustrar os cordéis.  Continua :   AQUI


A cigarra e a formiga entre outros
Mais
Atividade de leitura e escrita de cordéis.
A literatura popular em versos



3 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.