Marianne Dubuc
Numa brincadeira emocionante, um elefante e seus amigos saltam, brincam e equilibram-se em cima de uma teia de aranha!
Uma brincadeira divertidíssima que desafia a lei da gravidade. Isaac Newton ficaria perplexo vendo como um filhote de elefante brinca e se equilibra na pontinha do pé, e até de cabeça para baixo numa teia, teia de aranha. A sensação é tão hilariante, empolgante, abracadabrante e contagiante que ele não consegue ficar sozinho.
Convida os seus amigos para acrescentar uma pitada de emoção nessa peripécia florestal. Vão chegando a ratinha Cléo, a girafa Manuelão, os três gatinhos Pim, Pão e Mel, e a bela rinoceronte Lulu. E assim, um, dois, três, quatro, cinco, seis amigos se acumulam saltitantes nessa teia! Como será que essa brincadeira vai terminar? CA...TA...PUM!!!
Vamos brincar: AQUI
Cantando...E ouvindo

Tudo: AQUI
Aula/Leitura musical para bebês
A criança e a música
Os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquista vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrões, onomatopéias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música. Continua:
Aulas
Criando novas partes de uma história de repetição
AQUI
Explorando personagens
AQUI
Projeto:Histórias com repetição
O projeto "Historias com repetição" é desenvolvido na escola desde 2010 pela professora Sueli de Oliveira. Este ano em parceria com as professoras Aida Eugênia Fernandes e Lourdes Margareth Benites e ainda, com os professores da STE, Carolina Samara Rodrigues e Elton Mota. O projeto visa desenvolver as crianças de 5 e 6 anos no campo da leitura, escrita e oralidade inserindo-as em um universo letrado melhorando assim a qualidade da educação.
Os títulos utilizados são:
- Bruxa, bruxa venha à minha festa;
- A casa sonolenta;
- Os bichos também sonham.
Dentre as atividades realizadas, algumas se deram em sala de aula e outras na STE, conforme o projeto:
- Atividade 1: Conhecer o livro “por fora” e “por dentro”;
- Atividade 2: Ler trechos da história;
- Atividade 3: Localizar nomes e ditar uma lista;
- Atividade 4: Desenhar os convidados que aparecem no livro: montar livrinhos com as ilustrações;
- Atividade 5: Relacionar ilustrações e diálogos;
- Atividade 6: Escrever com letras móveis;
Adaptação: Escrever nomes convidados utilizando o Data Show e Microsoft Word;
- Atividade 7: Escrever em texto com lacunas;
- Atividade 8: Gravar os diálogos.
Para essas atividades foram utilizados recursos tecnológicos como os computadores e seus aplicativos (Paint, Microsoft Word e Power Point), Data Show, som e microfone para o desenvolvimento das atividades além dos recursos tradicionais em sala de aula. AQUI
Os bichos também sonham
Andrea Daher
Através de ilustrações belas e refinadas, que criam um suspense a cada página, vão se emendando os sonhos inusitados do tamanduá, do coelho, do elefante e de muitos outros bichos.
Cada página traz uma dica, no texto e na ilustração, para descobrir o bicho protagonista do sonho.
Essa história começa com a pergunta: “Com o que
os bichos sonham quando dormem?”
O primeiro
animal apresentado é o tamanduá, que, por ter
orelhas pequenas, sonha com um bicho de orelhas
grandes.
Dessa forma, vários animais, um a um,
sonham em ter particularidades dos outros.
Depois
de vários bichos responderem à pergunta em
questão, o tatu sonha com um bicho de língua
grande, e a história volta ao tamanduá, formando
um ciclo.
Durante a leitura, as crianças podem
associar os sentimentos dos bichos aos dos seres
humanos, porque os animais da história sonham
com o que não têm, assim como nós.
A ilustração
reforça a narrativa.
Desse modo, a página que anuncia o bicho seguinte
vem apenas com parte dele (por exemplo, se o
coelho sonha em ter tromba, nesta página do texto
aparece somente uma tromba). Texto e ilustração
se repetem, se justapõem, o que, nesse caso,
facilita a observação e a participação das crianças
na leitura. Fonte
Dica para contar histórias com imagens aleatórias
A partir de imagens aleatórias, Ludovico, Doroteia e Osório contam a história de um menino que adorava admirar o céu, as estrelas e o seu grande sonho era visitar a lua...AQUI
A turma do Quintal inventa histórias a partir de plaquetas com desenhos! Agora é sua vez, continue a história em casa também! AQUI
Slides
A casa sonolenta
Bruxa,bruxa vem a minha festa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.