sexta-feira, julho 26, 2019

Um elefante se balança>Música>Projeto:Histórias com repetição>Histórias aleatórias>Os bichos também sonham>26/07/2019



Marianne Dubuc
Numa brincadeira emocionante, um elefante e seus amigos saltam, brincam e equilibram-se em cima de uma teia de aranha!

Uma brincadeira divertidíssima que desafia a lei da gravidade. Isaac Newton ficaria perplexo vendo como um filhote de elefante brinca e se equilibra na pontinha do pé, e até de cabeça para baixo numa teia, teia de aranha. A sensação é tão hilariante, empolgante, abracadabrante e contagiante que ele não consegue ficar sozinho.

Convida os seus amigos para acrescentar uma pitada de emoção nessa peripécia florestal. Vão chegando a ratinha Cléo, a girafa Manuelão, os três gatinhos Pim, Pão e Mel, e a bela rinoceronte Lulu. E assim, um, dois, três, quatro, cinco, seis amigos se acumulam saltitantes nessa teia! Como será que essa brincadeira vai terminar? CA...TA...PUM!!!

Vamos brincar: AQUI
Cantando...E ouvindo
Atividades PDF: AQUIAQUIAQUI



IMG_20180313_172910316.jpg

Tudo:  AQUI
Aula/Leitura musical para bebês
A criança e a música
Os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquista vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrões, onomatopéias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música. Continua:

Aulas
Criando novas partes de uma história de repetição
AQUI
Explorando personagens
AQUI

Projeto:Histórias com repetição
O projeto "Historias com repetição" é desenvolvido na escola desde 2010 pela professora Sueli de Oliveira. Este ano em parceria com as professoras Aida Eugênia Fernandes e Lourdes Margareth Benites e ainda, com os professores da STE, Carolina Samara Rodrigues e Elton Mota. O projeto visa desenvolver as crianças de 5 e 6 anos no campo da leitura, escrita e oralidade inserindo-as em um universo letrado melhorando assim a qualidade da educação.
Os títulos utilizados são:
  • Bruxa, bruxa venha à minha festa;
  • A casa sonolenta;
  • Os bichos também sonham.
Dentre as atividades realizadas, algumas se deram em sala de aula e outras na STE, conforme o projeto:
  • Atividade 1: Conhecer o livro “por fora” e “por dentro”;
  • Atividade 2: Ler trechos da história;
  • Atividade 3: Localizar nomes e ditar uma lista;
  • Atividade 4: Desenhar os convidados que aparecem no livro: montar livrinhos com as ilustrações;
  • Atividade 5: Relacionar ilustrações e diálogos;
  • Atividade 6: Escrever com letras móveis;
Adaptação: Escrever nomes convidados utilizando o Data Show e Microsoft Word;
  • Atividade 7: Escrever em texto com lacunas;
  • Atividade 8: Gravar os diálogos.
Para essas atividades foram utilizados recursos tecnológicos como os computadores e seus aplicativos (Paint, Microsoft Word e Power Point), Data Show, som e microfone para o desenvolvimento das atividades além dos recursos tradicionais em sala de aula.   AQUI

Os bichos também sonham
Andrea Daher
Através de ilustrações belas e refinadas, que criam um suspense a cada página, vão se emendando os sonhos inusitados do tamanduá, do coelho, do elefante e de muitos outros bichos. 
Cada página traz uma dica, no texto e na ilustração, para descobrir o bicho protagonista do sonho.
Essa história começa com a pergunta: “Com o que os bichos sonham quando dormem?” 
O primeiro animal apresentado é o tamanduá, que, por ter orelhas pequenas, sonha com um bicho de orelhas grandes. 
Dessa forma, vários animais, um a um, sonham em ter particularidades dos outros. 
Depois de vários bichos responderem à pergunta em questão, o tatu sonha com um bicho de língua grande, e a história volta ao tamanduá, formando um ciclo.
 Durante a leitura, as crianças podem associar os sentimentos dos bichos aos dos seres humanos, porque os animais da história sonham com o que não têm, assim como nós. 
A ilustração reforça a narrativa. Desse modo, a página que anuncia o bicho seguinte vem apenas com parte dele (por exemplo, se o coelho sonha em ter tromba, nesta página do texto aparece somente uma tromba). Texto e ilustração se repetem, se justapõem, o que, nesse caso, facilita a observação e a participação das crianças na leitura. Fonte

Dica para contar histórias com imagens aleatórias
A partir de imagens aleatórias, Ludovico, Doroteia e Osório contam a história de um menino que adorava admirar o céu, as estrelas e o seu grande sonho era visitar a lua...AQUI
A turma do Quintal inventa histórias a partir de plaquetas com desenhos! Agora é sua vez, continue a história em casa também! AQUI

Slides
A casa sonolenta
Bruxa,bruxa vem a minha festa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.