quarta-feira, outubro 16, 2019

Atividades literárias>Sugestões criativas>Pizza literária>Liberte um texto>16/10/2019


Atividades literárias/Lúdicas
Feira literária/Mostra cultural/Sarau/Chás e cafés/Oficina/Dinâmicas

Já pensou em mostrar para os alunos que também podemos ter contato com o mundo literário por meio de diversas atividades criativas de leitura
Com muita diversão, as crianças aprendem de forma valiosa, além de terem contato com novas experiências ao mergulharem no mundo dos livros e suas histórias. 
Por isso, aqui estão algumas ideias inspiradoras para mostrar o lado lúdico da leitura aos pequenos:

Informações em Arco-íris  
Essa proposta é ótima para projetos de pesquisa biográfica. Os alunos recortam uma imagem do assunto ou do(a) autor(a) e colam no meio da folha. Em seguida, desenham linhas da imagem até as bordas do papel, como raios de sol. Deixe as crianças colorirem a vontade cada pedaço e peça para selecionarem informações importantes da história ou da biografia. Depois elas devem escrever em cada parte. Como um modelo de relatório de livro, a imagem central seria uma cópia da capa do livro, e cada seção conteria informações como nomes de personagens, tema, conflito e etc.  

Apresentação em caixa de pizza 
Outra ideia que funciona bem para atividades baseadas em livros de não ficção e ficção é utilizar umas caixa de pizza. Nela, os estudantes podem repartir em cada fatia uma parte da história. Assim como a atividades anterior, essa é uma ótima ideia para ajudar os alunos no processo de compreensão e resumo da narrativa. Também ajuda a construir técnicas de pesquisa, organizando informações coletadas. 
Após a leitura, a criança pode escrever ou desenhar em cada “fatia” da caixa uma parte da história, até terminar todo o círculo. Isso ajuda o pequeno leitor a entender conceitos como começo, meio e fim da narrativa, além de associar causas e consequências. Ao reconstruir a história nesse suporte tão inesperado que é parte de seu dia a dia, a criança também treina o raciocínio e a escrita de maneira lúdica. Fonte
Sacolas de papel transformadas em livros   
Este projeto realmente incentiva o pensamento criativo. Os alunos leem um livro e escrevem um resumo. Em seguida, eles decoram uma sacola de papel com uma cena do livro, colocam na sacola cinco itens que representam algo da história e apresentam a sacola para a turma! A instrução a se passar para as crianças é de que elas sejam capazes de capturar a essência da narrativa e que uma pessoa que não leu o livro consiga compreender o tema, pelo menos.
Folhetos
Versátil para ser usado como ferramenta para diversas disciplinas, ensinar os alunos a fazer um folheto é uma excelente atividade criativa de leitura. Ajuda na aprendizagem de resumo e a apresentar de forma sucinta e objetiva um tema pesquisado.
E mais, estimula o processo criativo no ponto de pensar sobre como fazer um texto atrativo e diferente para o leitor.

Livros multidimensionais
Quem não ama um livro multidimensional? Além de chamar a atenção das crianças, elas podem se divertir bastante em fazê-los.
O professor pode propor diferentes formas geométricas para construir a narrativa ou optar por algo mais clássico como livros com pop-ups.
Vai depender muito da turma e qual a proposta final que o educador quer para tal atividade, mas é algo bastante atrativo para a sala de aula.  Fonte



As atividades lúdicas são aquelas ligadas às brincadeiras, à imaginação e à diversão. 
Essas práticas são essenciais na infância, porque incentivam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento das crianças.

Mapa da história: Depois de ler uma história junto com a criança, essa atividade vai incentivá-la a reconstruir os diferentes espaços da narrativa em sua memória. Peça que ela imagine um mapa do livro lido, ou então de uma parte dele. Em uma cartolina, a criança vai desenhar os diferentes espaços da história, podendo incluir os personagens, suas casas, os caminhos que eles fizeram, e até legendas. Além de trabalhar a prática da narrativa e a memória de forma bem divertida, a criança também desenvolverá noção de escala ao colocar tudo isso no papel.

Mais sugestões: Teatro de fantoches,história em quadrinhos,criação de trilha sonora,jogo da memória,criar novo final



Essa atividade é simplesmente formidável e, logo assim que eu a vi no grupo de professores, fiquei en-can-ta-da, confesso! Doida para colocar em prática! 

Basta pedir para cada um da turma escolher um livro para ler e, depois de um mês, mais ou menos, marcar o tal "Rodízio", que consiste em comprar várias caixas de papelão para pizza e distribuir para cada aluno. 

Munidos de lápis de cor, canetinhas, gizes de cera, guaches e muita criatividade, cada aluno vai decorar a tampa da caixa de acordo com o livro que escolheu. Dentro da caixa, também decorando bem bonitinho, divida o papel em 8 fatias:

- Fatia 01: O porquê do título do livro;
- Fatia 02: Um pouquinho sobre o autor;
- Fatia 03: Um pouquinho sobre cada personagem principal;
- Fatia 04: Um rápido resumo da obra;
- Fatia 05: A parte de que mais gostou da obra e o motivo;
- Fatia 06: Uma parte de que não gostou e o porquê;
- Fatia 07: Moral da história;
- Fatia 08: Que nota daria ao livro e se recomendaria ou não. 
Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo

E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve a ideia de colocar um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro.
O milharal era à beira da estrada e todas as pessoas que por ali passavam se divertiam com aquele espantalho:
-- Que espantalho engraçado! – diziam todos.
O fazendeiro, ouvindo tais comentários, ficava feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo por ter feito um espantalho admirado por todos que por ali passavam.
Então, para se sentir mais feliz e orgulhoso e mais envaidecido, o fazendeiro colocou no milharal um outro espantalho. Eram dois agora os espantalhos e as pessoas duplamente elogiavam. E o fazendeiro fez três, quatro, cinco... O fazendeiro colocou centenas de espantalhos em seu terreno. Os pés de milho eram arrancados e em seus lugares eram colocados espantalhos.
E o fazendeiro deixou de ser feliz e orgulhoso e envaidecido, pois as pessoas que por ali passavam comentavam desoladas:
-- Que fazendeiro mau! Ele não gosta dos passarinhos, por isso colocou um exército de espantalhos para espantá-los.
E como o fazendeiro não era malvado, plantou no seu espantalhoal um pé de milho para poder atrair os passarinhos. E as pessoas que por ali passavam, ao ver um ínico pé de milho no meio de tanto espantalho, comentavam:
-- Olha, que belo pé de milho!
O fazendeiro voltou a se sentir feliz, orgulhoso e envaidecido por possuir um pé de milho que as pessoas admiravam, quando por ali passavam. E para sentir-se mais feliz, orgulhoso e envaidecido, o fazendeiro plantou dois, três, quatro, cinco... centenas de pés de milho. Os espantalhos eram arrancados e em seus lugares eram plantados pés de milho. Assim o espantalhoal voltou a ser um milharal.
E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve a  ideia de colocar um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro.
(Nani)

01) Justifique o título do texto:

02) Por que o fazendeiro perseguia tanto os elogios?

03) As pessoas ora elogiavam, ora criticavam. Por quê?

04) Segundo o texto, colocar um espantalho no milharal foi um ERRO do fazendeiro. Explique:

05) Pode-se dizer que o fazendeiro ficou preso num "círculo vicioso". O que significa a expressão destacada? Explique:

06) Em sua opinião, o que deveria fazer o fazendeiro, para escapar a esse círculo vicioso?

07) O texto não é propriamente uma fábula, mas dele se pode tirar um ensinamento. Qual? Comente:
Liberte um texto
METODOLOGIA: 
Todos os dias no fim da aula um aluno é sorteado. Este aluno vai até a gaiola e liberta um texto, depois se posiciona no centro da sala e faz a leitura para a turma em voz alta. Ao término da leitura, a professora fará a construção de um texto coletivo relatando a história apresentada.

OBJETIVO:

- Expressar oralmente as ideias e opiniões;

- Aperfeiçoar a capacidade comunicativa do aluno;
- Desenvolver o hábito de leitura;
- Ampliar o vocabulário e as possibilidades de leitura;
- Compreender e interpretar a história;
- Desenvolver no aluno o gosto pela leitura; - Incentivar a leitura e trabalhar vários gêneros literários.

RECURSOS:

- Uma gaiola;

- Vários textos (impressos ou recortados): os textos deverão ser escolhidos conforme a TURMA trabalhada e de vários gêneros literários;
- Sulfite colorido para colar os textos.

Coletânea com 90 textos: AQUI


Então é só explorar a leitura mesmo..  Fonte


Incentivo à leitura/Dinâmicas/Cardápio da leitura
Colhendo com os olhos
“Em que se baseia a leitura?No desejo. É o resultado de uma observação,de uma de vida.Ler é identificar-se com o apaixonado ou com o místico.É ser um pouco clandestino,é abolir o mundo exterior...abrir o parêntese do imaginário.As pessoas lêem com seus corpos.Ler é também sair transformado de uma experiência de vida...uma ocasião de amar sem a certeza de que se vai amar.Pouco a pouco o desejo desaparece sob o prazer”. Lionel Bellenger



2 comentários:

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