Aroldo Macedo
Oswaldo Faustino
Esse livro conta a história de uma menina capoeirista de 8 anos que morava em uma vila chamada Cafindé, que há muito tempo foi um quilombo , essa menina se chamava Luana que era uma das melhores capoeiristas de sua vila.Ela tinha uma imensa vontade de conhecer seus ancestrais e ver como foi o descobrimento do Brasil e também foi por causa deles ela praticava capoeira , Um dia Luana encontrou-se com seu amigo chamado Luizinho os dois ficaram conversando , quando começa a chover Luizinho vai para casa e Luana e continuou ali, de repente um raio a atingiu e em cheio em seu berimbau , ela ficou bem , mais agora seu berimbau se tornou mágico sempre quando ela tocar-lo ela ira se tele transportar para um lugar no passado . Um dia ela tocou seu berimbau e sem saber se teletransportou para muitos anos atrás, e foi parar exatamente no dia e no lugar onde aconteceu o descobrimento do Brasil. lá ela conheceu um povoado chamado tupiniquim, lá também fez muitas amizades e teve a oportunidade de ver Pedro Álvares de Cabral pisando pela primeira vez no Brasil. Nisso ela pode saber mais um pouco sobre o descobrimento do Brasil . Quando de repente ela tocou seu berinbau mágico e voltou para casa. Fonte
Sobre a obra
Atividade PDF: AQUI
Luana adora capoeira e vive num remanescente de quilombo chamado Cafindé; é filha do mestre de capoeira Calça-Larga. Transportada ao passado por seu berimbau mágico, Luana conhece algumas das pessoas que lutaram para libertar os escravizados negros no Brasil.
Entre as personalidades que ela conhece estão Castro Alves, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco. Luana presencia o sofrimento dos seus antepassados descendentes de africanos, mas também acompanha a luta dos abolicionistas brasileiros pela libertação dos negros escravizados.
Considerada por muitos a primeira heroína
negra das histórias em quadrinhos
brasileiras, Luana, garotinha de oito anos,
capoeirista e descendente de quilombolas,
faz o protagonismo feminino e negro tornar-se presente também na literatura voltada
para crianças e adolescentes. Continua:AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.