Caio Riter
O que você faria se fosse um brinquedo e nenhuma criança quisesse brincar com você? Pois foi o que aconteceu com o fusquinha cor-de-rosa, afinal, "meninos não brincam com brinquedos cor-de-rosa e meninas não brincam de carrinho..."
O fusquinha cor-de-rosa conta a história de um carrinho que ficava no fundo do baú e com o qual Beto e Bia nunca brincavam; ele porque o fusquinha era cor-de-rosa, que é cor de menina; ela, porque quem brinca com carrinho é menino. Triste e desprezado, o fusquinha encontra ajuda dos outros brinquedos e acaba 'descoberto' por Bia. Se a mãe dela dirigia carros, então não deveria ter mal nenhum em meninas brincarem de carrinhos... Como é natural entre irmãos, Beto fica enciumado e resolve brincar também, sem se importar com a cor do fusquinha. Uma história aparentemente simples, mas que envolve a questão da divisão social de papéis entre homens e mulheres, que começa com as brincadeiras infantis e a atribuição das brincadeiras tipicamente de 'meninas' e de 'meninos'. Com graça e sutileza, o autor desconstrói estereótipos e promove interação entre os irmãos, favorecendo relacionamentos futuros, não mais baseados em limites de atuação, mas em cooperação e ausência de preconceitos. No final do livro as crianças ainda encontrarão um delicioso jogo, que não é nem de menina, nem de menino - é a sapata, uma variação regional da amarelinha, com regras um pouco diferentes e muito divertidas.
Atividades
Música/paródia/o pintinho amarelinho
O Fusquinha Cor de Rosa
Já saiu lá da caixinha, da caixinha
Quando quer correr na pista
Com seus pneus ele chia no chão
Ele acelera
Ele faz biiiiii... biiiiiiiiiiiiiii...
E do Beto e da Bia
Virou a paixão.
Já saiu lá da caixinha, da caixinha
Quando quer correr na pista
Com seus pneus ele chia no chão
Ele acelera
Ele faz biiiiii... biiiiiiiiiiiiiii...
E do Beto e da Bia
Virou a paixão.
Projeto
Intervenção/sugestão
O casamento das cores/cores primárias e secundárias
É um espetáculo teatral para crianças, inspirado em personagens e traz na temática assuntos de grande relevância, tais como a discriminação, o bullying e a superação. É importante ressaltar que a dramaturgia do espetáculo é de um dos integrantes do grupo e dedicada à pesquisa de um teatro infantil de qualidade que interaja com a necessidade de diálogo das crianças. Assim, a montagem desse espetáculo incentiva o surgimento de novos autores e valoriza a dramaturgia infantil contemporânea.
Numa casa morava a cor azul no quarto dos meninos e a cor de rosa no quarto das meninas. Quando uma janela estava aberta a outra estava fechada. As duas cores tinham a mesma curiosidade: saber como era a cor que morava no outro quarto. Os brinquedos, tanto dos meninos quanto das meninas eram contra a ideia das cores se conhecerem. As cores, cada uma em seu quarto se sentiam muito sozinhas. O vento que conhecia a solidão da cor azul e do desejo da cor de rosa resolve dar uma mãozinha e mudar o rumo da história. Soprou forte na direção das duas janelas. As duas abriram ao mesmo tempo e pela primeira vez se conheceram. Foi amor à primeira vista. Os brinquedos, tanto do quarto dos meninos quanto do quarto das meninas não queriam de forma alguma a união dos dois. Enquanto os brinquedos discutiam, as cores saíram de seus quartos, se casaram e se misturaram. Da união destas duas cores nasceu uma nova cor, lilás. As outras cores percebem então que também podiam se casar. Confessaram seus amores secretos e começaram a se misturar. Os brinquedos perceberam que a casa estava mais alegre e se misturaram. A bola foi brincar no quarto das meninas, a bolsinha cor de rosa foi visitar o quarto dos meninos... As crianças, quando voltaram da escola ficaram muito felizes com a mistura das cores. Olharam pela janela e viram surgir um lindo arco-íris no céu e perceberam que a beleza do mundo esta exatamente na mistura das cores.AQUI AQUI
Até as princesas soltam pum
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.