segunda-feira, novembro 25, 2019

As lavadeiras fuzarqueiras>Brincadeira cantada>A lavadeira>Coreografias>Artes>12/12/2019

Jonh Yeoman
Era uma vez sete lavadeiras muito infelizes. Elas tinham montanhas de roupas para lavar, e o dono da lavanderia, seu Baltazar Durão, não era mole! 
Um dia, decidiram não lavar mais roupa para ele. Ficaram tão felizes por reencontrar a liberdade que ninguém podia mais com elas. Até que sete lenhadores resolveram lhes dar uma lição.
 Mas os pobres coitados não sabiam do que uma lavadeira é capaz!
Uma leitura que aborda outros tempos e costumes.
As lavadeiras fuzarqueiras, de John Yeoman, ilustrado por Quentin Blake, é um daqueles livros que merecem uma especial atenção. A história das sete lavadeiras que trabalhavam para o senhor Baltazar Durão é tão bacana que até me perguntei se não era um daqueles contos populares, que, com imaginação e humor, registram nossa história e nos permitem refletir sobre os conflitos do ser humano. Mas acho que não. Pelo menos não há qualquer referência, na edição da Companhia das Letrinhas, de que a história seja colhida da tradição oral. Não importa. O que a torna tão especial é a forma leve, engraçada e claríssima com que os dois ingleses, autor e ilustrador, contam para crianças a história de um grupo de lavadeiras que, depois de anos de exploração, resolve se rebelar contra seu patrão e seguir rumo à liberdade. Liberdade para fazer uma fuzarca ou para escolher seus pares.Fonte

Vejam detalhes da história:AQUI


Brincadeira cantada
Lava lava lavadeira
Coreografia
Brincando de lavar a roupa
Lamento de lavadeira/Ney Matogrosso
Coreografia
A lavadeira/Dominguinhos
Aula/Brincando de lavar roupa

https://s3-us-west-2.amazonaws.com/catalogo.ftd.com.br/files/uploads/13301549_resized_593x800.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.