segunda-feira, novembro 18, 2019

O que tem na panela Jamela?>Coleção Jamela>Literatura afro>18/11/2019


Nick Daly

Escrita e ilustrada por Niki Daly  - Edições SM
"O que tem na panela, Jamela?" é o primeiro livro de uma série. Jamela, a protagonista, é uma menina esperta, inteligente que procura soluções para as diversas situações que vive. Neste texto, Jamela se encarrega de cuidar de uma galinha que sua mãe comprou para fazer no Natal. Mas a menina não só cuida como cria um certo laço afetivo com a ave, tornando-a seu bicho de estimação. A galinha, bem cuidada, fica no ponto para ser consumida no Natal. E aí? Como fazer para que seu bichinho não vá para a panela? Jamela busca uma solução. Continua:AQUI

A história começa com a avó e a mãe de Jamela conversando e combinando sobre o almoço do dia de natal. E então Jamela foi com sua mãe na casa de Dona Zibi e compraram uma franguinha para alimentar direitinho e ela ficar gorda e bonita para ser o almoço de natal. Continua:AQUI


A lei 10.639/03 destaca a literatura como um dos caminhos para a construção de conhecimentos sobre história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e o negro na formação da sociedade brasileira. Temos aqui o objetivo de contribuir com sugestões de livros infanto-juvenis que apresentem narrativas de culturas africanas e ou protagonistas negros. Estas histórias devem estar presentes no cotidiano escolar sendo lidas e disponibilizadas como outras tantas.

São vários títulos com a protagonista Jamela, mas,não encontrei mais referências.
"É difícil vermos livros infantis que sejam de escritores de outros países e que tenham o "sotaque" de sua origem. E esse livro é uma dessas excessões, pois tem palavrinhas de origem africana que tem suas traduções no fim do livro. As gravuras demonstram bem o povo africano e são lindas."Fonte
Nossa,encontrei o manual do professor dos livros:  AQUI


Cadê você Jamela?
A linda menina africana com trancinhas de contas lhe espera no livro de Niki Daly. E, quem sabe, você a encontre personalizada em alguma menina brasileira neste grande país.Fonte
Como reagimos às mudanças? Algumas pessoas são muitos resistentes, pois o que é novo pode despertar alguns sentimentos como medo, ansiedade, etc.
Desta vez, Jamela fica sabendo que sua mãe conseguiu um novo emprego e que isto resultará em uma mudança de casa. A ideia de ter que ir para uma nova casa não a agrada.
Agora imagine a confissão quando depois do caminhão carregado, pronto para a partida, a mãe  de Jamela procura por ela e não a encontra.  Toda a comunidade começa a procurar por Jamela.
A vida em comunidade, a solidariedade, a empatia são sentimentos que perpassam esta história.
O texto traz também a importância da música e da dança como forma de expressão de sentimentos para muitos povos africanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.