terça-feira, janeiro 14, 2020

Atrás da porta>Atividade literárias>Mistério>Descobertas>14/01/2020


atrasdaporta_FIXO.jpg
Ruth Rocha
Pedrinho morava numa casa grudada na Escola Dona Carlotinha de Araújo Cintra. Dona Carlotinha tinha sido sua avó. E que avó! Fazia de tudo para ele e, de tudo o que ela fazia, o que o Pedrinho mais gostava era das suas histórias. Os livros da escola eram muito chatos, mas as aventuras que a avó contava eram incríveis.

Por isso, o Pedrinho adorava brincar no quarto que tinha pertencido à Dona Carlotinha. E certa vez, meio sem querer, descobriu uma porta secreta na parede, que dava para uma sala... cheia de livros! Os livros das histórias que a sua avó contava! Então agora, toda noite, Pedrinho e seus amigos iam, escondidos, com velas, para esse lugar misterioso…

Uma das invenções mais ternas e sutis da Ruth Rocha, mas que também dá um pouco de medo, "Atrás da porta" surpreende e maravilha profundamente o leitor. Além de fazer pontes divertidas com personagens reais da vida literária brasileira
.Fonte

Aula:Biblioteca,um mundo de aventuras ao alcance das mãos


A leitura começa pela capa
Aula de literatura
É um grande desafio despertar nas crianças a vontade de ler, pensando nisso tentei planejar uma aula de leitura em que os alunos sentissem que estavam se apropriando da história do livro, por meio das descobertas feitas por eles antes mesmo de começar a leitura propriamente dita. 
Levei o livro ATRÁS DA PORTA, de Ruth Rocha, para a sala de aula.
*** Linguagem e Afins e seu desafio: Conquistar você professor!***
A história
O mundo mágico de Ruth Rocha
Lendo imagens
Muito mistério e imaginação. As crianças foram apresentadas à porta e questionadas sobre o que observavam na ilustração da capa do livro. Dentro do universo de cada uma delas, escreveram e desenharam o que pensavam estar atrás da porta. 


Aula/Peraltices infantis de Ruth Rocha
As coisas que a gente fala

Assim começa esse livro delicioso, todo escrito em versos rimados, sobre a mentira e suas consequências. Nele, a Ruth Rocha narra um acontecimento na vida da Gabriela, uma menina muito simpática e levada, mas talvez levada demais.


Um dia ela acabou quebrando o vaso de ouro e laquê da mãe e, com medo de tomar uma bronca, acusou o vizinho, Filisteu. O pai do Filisteu ficou danado da vida com o filho. O filho sabia que não tinha feito nada e foi conversar com a Gabriela. Olha, foi uma baita confusão...

AQUI



Venham para o grupo no face!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.