sábado, janeiro 25, 2020

Projeto de leitura pequenos leitores>Educação infantil>Vamos construir um livro?>25/01/2020



"As atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor. Nessa fase inicial, em contato com os livros, elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição textual."  Fonte

Projeto de leitura pequenos leitores

AUTORA: LUCIANA BISCALCHIN NICOLETTI BRAGA
PÚBLICO-ALVO Educação infantil e séries iniciais do Fundamental I (1º e 2º ano) 
DURAÇÃO DO PROJETO O projeto acontecerá durante o ano letivo, sendo duas aulas de leitura, de aproximadamente de 50 minutos. 
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS Língua Portuguesa e Educação Artística. 
OBJETIVOS •
 Despertar o gosto pela leitura e pela contação de histórias, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno. 
• Promover o desenvolvimento do vocabulário. 
• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.
 SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
 1. Escolha um dia da semana e promova uma visita na biblioteca da escola, para que os alunos possam ter acesso a textos variados como: gibis, jornais, poesias, contos e piadas. O educador deverá escolhê-los de acordo com a idade de seus alunos. 
2. Nesses momentos, o educador sempre deverá enfatizar a importância da leitura. 
3. Após as leituras semanais, os alunos podem compartilhar o que leram e aprenderam na roda de conversa promovida em áreas verdes, dependências da escola ou pátio. 
4. O educador pode trazer para a sala de aula uma dramatização. Os pequenos adoram! 
5. Confeccionar com os alunos, durante as aulas de Artes, cartazes com frases e ilustrações para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola, incentivando os demais alunos a utilizarem a biblioteca.
6. No início do segundo semestre, o educador e os alunos deverão escolher um livro para recontar a história. O professor então deverá transformar a história do livro em cinco partes ou trechos para que, semanalmente, o aluno ilustre cada uma delas. 
7. As ilustrações podem ser trabalhadas com lápis de cor, canetinhas, guache etc. 
8. Depois de ter as cinco partes da histórias ilustradas é hora de criar a capa e o aluno deverá fazer um desenho que represente a história. 
9. O educador deverá providenciar uma foto de cada aluno e uma da turma completa para ilustrar os livros e enviar então o material completo para a montagem dos livros. 
10. No final do ano, a escola deverá promover um evento de autógrafos para os pequenos leitores. O evento pode trazer uma dramatização da história contada no livro.


Vamos construir um livro?
Encontramos este conteúdo superinteressante no Portal do professor/    AQUI    para alunos dos anos iniciais do fundamental.
Com estas aulas, eles aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros!
Os desenhos e textos podem posteriormente ser encaminhados para nós e então os transformaremos em livros incríveis, iguais aos que estão nas melhores bibliotecas e livrarias!


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