Nye Ribeiro
Brincando com as letras, com as palavras, ideias, formas, sons e rimas, a autora cria poemas de A a Z, incentivando a criação literária das crianças e ajudando-as a descobrirem o mundo da leitura e da escrita.
Temas: abecedário, poesia, amor, família, brincadeira, humor
- Para trabalhar com o livro, despertando o interesse das crianças pela poesia, o professor deve reservar um tempo para a Roda de Letrinhas, criando uma rotina na sala de aula (exemplo: 30 minutos no final da aula, toda sexta-feira).
- Depois de chamar a atenção das crianças para o Índice, pedir aos alunos que escolham uma letra de A a Z. Em seguida, cada um deve ler o poema que corresponde à letra escolhida.
- Montar um mural com as letras do alfabeto (A a Z). Durante todo o período de trabalho com a Roda de Letrinhas, o professor deve estimular as crianças a escolherem letras e formarem poemas, que serão colocados no mural de poesia.
- Escrever e recortar (papel cartão) diversas palavras que aparecem no livro. Divididas em grupo, as crianças devem escolher palavras, livremente, formando novos poemas.
- Realizar um sarau da classe.
- No final do trabalho com a Roda de Letrinhas, montar uma exposição com a produção literária dos alunos.
- Convidar os pais, professores e funcionários a criarem poemas e participarem dessa exposição.
- Realizar um evento na escola, aberto a todos, para inaugurar a exposição.
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Aula/Homenagem a figura dos avós
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Aula/Meus sentimentos em poesia
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Para imprimir
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Menino gentileza
Aula/Homenagem a figura dos avós
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Aula/Meus sentimentos em poesia
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Menino gentileza
Aula/Aprendendo palavras de gentileza
CADERNO DE ATIVIDADES
UM,DOIS,TRÊS
CONTE OUTRA VEZ
Contar histórias já é uma prática antiga nas escolas. Entretanto, muitas dessas práticas acabam
por escolarizar a literatura que perde a sua essência humanizadora e reflexiva.
Com vistas a
contribuir com uma formação mais humanizadora e de propiciar experiências significativas de
aquisição da leitura e da escrita, propõe-se a aplicação de seis sequências didáticas, construídas
a partir de literaturas infantis pré-selecionadas que buscam a reflexão e colaboram com a
alfabetização e o letramento dos alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo.
Por
meio da literatura, a leitura, a escrita e a oralidade foram trabalhadas de forma lúdica e
reflexiva.
A proposta do letramento literário foi desenvolvida com alunos com deficiência
intelectual ou deficit cognitivo em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola
pública do município do Rio de Janeiro e foi produto de uma pesquisa de estudo de casos
múltiplos intitulada Práticas de Leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual ou
déficit cognitivo utilizando o espaço da sala de recursos multifuncionais.
Os resultados que
alcançamos na aplicação de nosso projeto ratificam a importância de práticas de alfabetização
e letramento para uma bem-sucedida aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual ou
déficit cognitivo tanto Sala de Recursos quanto na Classe Regular.
Sugestões com os livros:
Esquista como eu
O cabelo de Lelê
Guilherme Augusto
Bruxa venha a minha festa
De volta pra casa
Meio dia macaco assovia
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