sábado, fevereiro 15, 2020

O mistério da caixa vermelha>Hora da história>Expressões faciais>Identidade>Massa de modelar>15/02/2020

Resultado de imagem para livro o misterio da caixa vermelha
Semiramis Paterno

Tema: Aventura/ Suspense/ Mistério; Livro de Imagem (Sem Texto Verbal); Relações Sociais/ Comportamento
Uma caixa vermelha aparece no meio da rua. Cada pessoa que a vê (um executivo, uma jovem com seu cãozinho, um idoso e uma criança) experimenta um sentimento e mostra uma reação. 
No final, o menino brincalhão vira a caixa para baixo, mostrando que nenhum objeto havia dentro dela, mas o seu fundo era de um material diferente - daí a grande surpresa.
Atividades sugeridas
  • Fazer a leitura das imagens com os alunos, deixando que exprimam suas ideias.
  • Pedir comentários sobre a capa, lembrando o fato de a caixa ser vermelha. O que essa cor pode simbolizar?
  • Debater a reação de cada personagem em relação à caixa.
  • Sugerir que os alunos façam uma caixa semelhante e a deixem no pátio, na hora do recreio. Um grupo anotará num bloco as reações percebidas. Em seguida, discutir em classe essa experiência.
  • Pedir que pesquisem sobre o conto mitológico "A caixa de Pandora".
  • Produção de texto: "Espelho, espelho meu, não há ninguém mais.......... do que eu".   Fonte      
ATIVIDADE:HORA DA LEITURA
EIXO: Linguagem oral, expressão corporal e facial, intercomunicação, cores.
CONTEÚDO: Expressão facial
                       Percepção visual.
                      Articulação e estimulo da fala
                      Ampliação do vocabulário.
METODOLOGIA: Livro que apresenta em especial estímulo que aguce a curiosidade da criança. A professora apresentara a leitura das imagens do livro, entonando a voz para provocar a curiosidade das crianças, existem livros para essa faixa etária instigantes do começo ao fim. MATERIAL: Livro adequado a atividade proposta.
SUGESTÃO: ”O MISTÉRIO DA CAIXA VERMELHA. SERAMINS PATERNO”
AVALIAÇÃO: A  atividade proposta provocou as mais diversas  reações nas crianças, elas ficaram curiosas para saber o conteúdo da caixa vermelha,e todos tiveram oportunidade de falar o que achavam  que havia na caixa foi uma atividade muito
instigante.Em relação a leitura percebemos que ela faz parte do processo ensino aprendizagem em todas as faixas etária da educação.Fonte
Brincando com as expressões

PDF do livro ( vários livros,inclusive este)
Atividade PDF: AQUI
Ouvindo: AQUI




Dramatização





 APÓS OUVIR A HISTÓRIA “O MISTÉRIO DA CAIXA VERMELHA” DA AUTORA SEMÍRAMIS PATERNO, CADA CRIANÇA REPRESENTOU, COM MASSINHA DE MODELAR, AQUILO QUE IMAGINAVA ESTAR DENTRO DESSA MISTERIOSA CAIXA...


Mais:AQUI

Projeto

Tema: ESPELHO, ESPELHO MEU... ESTE AQUI SOU EU!
Objetivo Geral:
- Explorar a identidade de cada criança, possibilitando o reconhecimento de si mesma, identificando suas características e potencialidades, seus limites e estimulando atitudes de cuidados com seu corpo, seu ambiente e seus pertences..
Objetivos Específicos:
- Conhecer o próprio corpo; identificar particulares; valorizar a própria imagem; aprender a observar. 
- Identificar e nomear a si próprio, as professoras, os colegas e demais pessoas do universo escolar, interagindo com todos.
- Identificar-se com a turma, sentindo-se parte do grupo, progressivamente engajado, colaborando e participando efetivamente.
- Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do grafismo, do domínio corporal e do conhecimento físico. 
- Memorizar cantigas de roda.
- Reagir em situações imprevistas, tentando resolver pequenos problemas que surjam com o bom humor e criatividades.
- Identificar semelhanças e diferenças perceptíveis entre pessoas, objetos, sons e gravuras, estabelecendo alguma relação entre eles.
 Justificativa:
Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.
Entende-se que a construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. 
Pretendemos criar situações nas quais as crianças se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades; através de conversações, histórias, músicas, dramatizações, jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma. 
Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, musical, pictórica e linguística.
Produto final: Construção do livro de Identidade.


Outra sugestão:AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.