domingo, outubro 03, 2021

O mestre dos guarda-chuvas>Amizade>Comportamento>03/10/2021

 

Elaine P.Cavion

Obra conta como os guarda-chuvas personalizados mudaram a história de Chuvópolis: uma cidade tomada pelas águas.

Os guarda-chuvas não se perdem, apenas trocam de mãos e esperam, com paciência, o momento de serem abertos e conversarem com a chuva. (Elaine Pasquali)

Quem nunca esqueceu um guarda-chuva em algum canto da cidade? Isso pode ser algo comum pra quem mora em lugares que passam por variações de tempo em um único dia: de manhã, chuva; à tarde, faz sol e, nesse momento, sempre tem alguém que esquece um guarda-chuva pelo caminho. Para homenagear essas pessoas, a autora Elaine Pasquali Cavion lança a obra O mestre dos guarda-chuvas, com ilustrações de Rubem Filho.

Com a chegada do mestre dos guarda-chuvas, Chuvópolis deixou de ser uma cidade cinzenta e triste. Os habitantes, que se preocupavam diariamente com a previsão do tempo, passaram a apreciar as formas, os desenhos coloridos e os detalhes dos guarda-chuvas personalizados criados pelo mestre. Aos poucos, as cores foram trazendo alegria e vida para a população. E foi numa tempestade que uma forte ventania fez com que os guarda-chuvas levantassem voo. Todos ficaram desesperados sem o objeto predileto.

Quando a tempestade acalmou-se, uma chuva de guarda-chuvas flutuantes aconteceu. Eles caíram em lugares diferentes e distantes daqueles em que haviam levantado voo. Com isso, surgiu uma grande oportunidade na cidade: novas amizades nasceram. Preocupados em encontrar e devolver os guarda-chuvas, todos saíram e percorreram bairros distantes, foram a lugares que nunca haviam estado: “E, na ânsia de encontrar o que andava sumido, ou de devolver o que fora achado, paravam nas calçadas para conversar, juntavam-se em parques e praças, organizaram jantares, festas e feijoadas…”.Fonte

Projeto de leitura/PDF: AQUI

Autora fala sobre a obra: AQUI

Varal de histórias: AQUI

Guarda- chuva literário

As crianças soltarão a imaginação e se abrigarão no guarda-chuva de histórias.

Elas serão motivadas a entrar no guarda-chuva e recontarem as histórias ouvidas. Inicialmente o guarda-chuva abrigará dois movimentos: as crianças que recontarão histórias exercitando a memória e a expressão oral e as crianças que ouvirão exercitam a escuta paciente e respeitosa, atentos ao desempenho do contador.

O guarda-chuva terá o objetivo de incentivar e conhecer os diferentes tipos de textos.  Fonte

Outra sugestão é pedir para os alunos ilustrarem um guarda-chuva com a história que mais gostou e assim farão um desfile de guarda-chuvas.

O menino que colecionava guarda-chuvas: AQUI

Severino faz chover: AQUI

Recado da chuva: AQUI

O menino que chovia: Socioemocional: AQUI

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