Sugestões enriquecedoras/Passeios sonoros
Cantando barulhinho barulhão: AQUI
Colheres sonoras: AQUI
Sons que nos rodeiam/PDF: AQUI, AQUI, AQUI, AQUI
Aula/Exploração e criação de sons: AQUI
Variação dos substantivos/PDF: Página 8 AQUI
Grau dos substantivos: AQUI
Atividade sugerida
Estímulo lúdico: os alunos sorteiam sons retirados do livro Barulho, barulhinho, barulhão, de Arthur Nestrovski. Imitam o som sorteado para demais adivinharem. Após, professoras apresentam o livro para lerem e apreciarem.
Leitura em roda: Depois que aguçar os ouvidos: Jogo da fantasia, de Elias José. Cada dupla leu um poema do livro através de diferentes dinâmicas: leitura individual e silenciosa, leitura individual em voz alta para o outro membro da dupla, leitura sob forma de jogral para a turma, leitura musicada para a turma, acompanhada por ritmos (estalos de dedo, assobios, palmas, etc.) .
Reflexão sobre a leitura: Estabelecimento de relações entre a música e a poesia: ritmo, rima, som, melodia, destaque para a plurissignificação do texto poético diante do jogo de palavras.
Atividade criativa: criam um poema, musicando-o.
Desfecho lúdico: apresentam os poemas musicados no palco, fazendo as vezes de um show musical.
Programação didática:
Começando na linguagem plástica até a memória auditiva: AQUI
Pezico e pezaco/História de mãos: AQUI
O barulho fantasma: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.