Uma jovem cebola quer escapar do horrível destino de todas as cebolas: ser frita na panela. Para fugir da Grande Fritura, só há uma saída: ser uma cebola esperta, que questiona e duvida. Mas, para se libertar, ela precisa da ajuda do leitor, que deve usar a cabeça e as mãos para ajudá-la a escapar do livro.
Assim, a Cebola começa uma conversa para convencer o leitor da importância de aprender a pensar, e do início ao fim, faz questionamentos éticos e existenciais, como:
O que é mais real: o que nós de fato fizemos ou o que nós pensamos que fizemos?
É possível alguém ser mau e bom?, Quanto dura um minuto?
Além de ajudar a Cebola a pensar, o leitor precisa destacá-la, página a página.
No final da leitura, a Cebola sai, literalmente, do livro e vira um volume separado, com o qual a criança pode brincar. Criado pela renomada ilustradora e designer Sara Fanelli, A incrível fuga da Cebola é uma obra de arte filosófica e lúdica.
Com ela, o pequeno leitor aprende que questionar, duvidar, ter as próprias ideias, é o melhor caminho para a liberdade, a resolução de conflitos e a formação de um ser humano mais completo.
Refletindo... AQUI
Opinião que compartilho ( Por isso Linguagem e Afins existe )
Preocupa-me a extinção dos cadernos literários nos maiores jornais do país, e o fechamento das pequenas livrarias que ainda ofereciam um atendimento personalizado aos clientes.
Se não fosse por uma resenha, que li num jornal, não teria conhecido “A Incrível fuga da cebola”. Segundo ela trata-se de um livro que propõe questões filosóficas às crianças.
Fiquei curiosa com essa “salada” – uma cebola fugitiva temperada com pitadas de filosofia?
Assim que surgiu uma oportunidade rumei para a livraria,( cada vez mais difícil de encontrar uma). O livro não estava exposto, na verdade estava bem escondido e a vendedora demorou a encontrar um exemplar. Mas valeu cada minuto de espera. “A incrível fuga da cebola” é simplesmente genial!
O livro foi adotado, em algumas escolas, para ser trabalhado em sala de aula com crianças a partir de 6 anos, mas na minha opinião ele atende às mais variadas faixas etárias, inclusive a minha. Basta apenas gostar de um livro criativo e original. Paula P. Simões Continua: AQUI
Projeto filosófico: A incrível fuga da cebola: AQUI
Roteiro de leitura
Aula: Experimentando vegetais: AQUI
Era uma vez uma horta de cebolas na fazenda. Reunidas, muito sérias, as cebolas conversavam seus assuntos vegetais, quando uma delas falou: – Eu acho que sou capaz de fazer alguém feliz!
Ouvindo: A cebola só nos faz chorar? AQUI, AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.