quinta-feira, março 23, 2023

O guarda-chuva que desenguardachuvou> Guarda-chuva literário>Gênero poemas>23/03/2023

 

Claudio Fragata

O guarda-chuva que desenguardachuvou, escrito por Claudio Fragata e ilustrado por Raquel Matsushita, narra a história de Sombrio Soturno da Silva, um guarda-chuva sem cores e sem graça, que é personificado, já que possui não apenas sentimentos, mas também anda, fala, assiste a óperas e toma chá. 
Um belo dia, ele se apaixona perdidamente por uma sombrinha japonesa, Yoko, que muda a vida de Sombrio para sempre.
Num dia de chuva é que a gente percebe quantos guarda-chuvas existem no mundo.
 Centenas, milhares, milhões. De todas as cores, de todos os jeitos. Olhando de cima, a gente nem vê as pessoas debaixo deles. Só vê uma multidão de guarda-chuvas indo e vindo de lá pra cá. Parece até que eles têm vida…

E é claro que têm vida! 

Essa é a história de um guarda-chuva preto, mal humorado, que sempre achava que nada ia dar certo. Até que um dia, encontrou uma sombrinha que mudaria a sua vida. 

Conheça essa história de amor, fantasia, desenhos chuvosos e palavras ensolaradas!

Uma linda homenagem de Claudio Fragata e Raquel Matsushita à Sylvia Orthof, que figura entre as mais queridas e inesquecíveis escritoras da nossa literatura infantil.

Ouvindo: AQUIAQUI

Atividade PDF:  Leitura e interpretação: página 22: AQUI

A seguir: meu guarda-chuva amarelo/ Texto propaganda: AQUI

Ler e escrever ganham novos contornos com a execução de um projeto literário cheio de criatividade e imaginação.

Quantas ideias cabem sobre ou sob um guarda-chuva? De quantas formas é possível fazer um texto? Poesia ou prosa? Narração ou dissertação? … 

Com tantas possibilidades, o “Guarda-chuva literário” trouxe à tona verdadeiras expressões de envolvimento, dedicação e inspiração. Continua: AQUI

MATERIAL EDUCATIVO: GUARDA-CHUVA DE POEMAS 

O intuito desta proposta é que o material sirva como ferramenta lúdica de leitura e fruição de poemas selecionados. Seu uso é polivalente: o guarda-chuva pode ser escolhido de modo a que suas características possam ser associadas ao tema que o professor pretende desenvolver, a fim de aproximar a peça do conteúdo a ser trabalhado em sala (no exemplo apresentado na foto, utilizou-se um guarda-chuva tipo japonês para um trabalho voltado à leitura e criação poemas breves baseados no modelo do haicai, originário do Japão). O guarda-chuva, assim utilizado, possibilitará uma apresentação descontraída, que poderá funcionar como estimulação prévia a atividades de criação literária, por exemplo. Continua: AQUI

Dobradura: Guarda-chuva: AQUI

Atividade socioemocional: Meu guarda-chuva de emoções

Sombrio Soturno da Silva era mau humorado, carregava uma nuvem negra. Continua: AQUI

Mais guarda-chuvas no Linguagem: AQUI

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