Silvana Rando
Socorro, uma barata carismática, irá nos divertir contando as suas aventuras nos tempos em que morava no Hotel Chicz – antes de conhecer aquele simpático elefante, o Gildo. Ela e seus amigos inseparáveis Zoro, Luiz e Angélica, decidem montar uma banda de rock, mas, para alcançar o sucesso e o coração da rainha Belhabeth II, terão de participar do concurso de bandas do colégio e lidar com o azedo, o malvado, o esticado numa máquina de fazer macarrão, o Chatão Lechatê – ou melhor, Monsieur Pierre Lechatê, o gerente do hotel. AQUI
Proposta de trabalho: AQUI
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ampliou as possibilidades de aprendizagens e experiências com a arte em sala de aula. O documento estabelece as linguagens artísticas que devem estar na escola, dá destaque à autoria da criança e ao processo de produção e define seis dimensões nas quais a arte deve ser experimentada. Neste post, vamos:
- Dar um rápido panorama do que a BNCC propõe de novo para a área de artes
- Trazer algumas reflexões sobre o porquê dessa proposta
- Listar 7 projetos de arte que você pode fazer com seus alunos, inspirados por 7 livros e seus materiais de apoio ao professor.
- Continua: AQUI
A seguir proposta da postagem acima:
Proposta de: Roberta Amendola
Indicação: Fundamental I (2.o ao 4.o anos)
Pra ver a banda passar: Converse com os alunos sobre o papel libertador da arte (a música) na história.
Foi por meio dela que os personagens conquistaram autoestima, foram reconhecidos na escola e pela rainha, romperam com a repressão imposta pelo Monsieur Lechatê e tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo.
Que tal a turma formar uma -- ou muitas -- bandas?
Trabalhe com os alunos para a criação de uma letra de música simples por grupo.
Eles podem se apoiar na melodia de alguma canção que já existe e apenas substituir a letra ou compor também a parte sonora.
Explore diferentes canções e estilos musicais para escolher uma que sirva de referência com base nos gostos.
Combine como pode ser a produção coletiva de letras e melodias nesse momento de aulas on-line e imagine com as crianças o que seria uma apresentação.
Seria possível que cada um gravasse sua parte na canção em casa e, depois, com o professor de audiovisual, editassem um clip da banda completa?
Sinopse do livro: Socorro, uma barata carismática, irá nos divertir contando as suas aventuras nos tempos em que morava no Hotel Chicz – antes de conhecer aquele simpático elefante, o Gildo.
Ela e seus amigos inseparáveis Zoro, Luiz e Angélica, decidem montar uma banda de rock, mas, para alcançar o sucesso e o coração da rainha Belhabeth II, terão de participar do concurso de bandas do colégio. Fonte
OBJETIVOS: Valorizar o patrimônio cultural; entrar em contato com versões em interfaces digitais; expandir o repertório cultural;
Desenvolver emoções alegres, descontraídas e sentimentos variados no contexto escolar e social.
Pierre André
Emengarda é uma barata que sonha em se casar. Para atrair pretendentes, esta simpática baratinha é capaz até de mentir. Mas descobre, mais tarde, que o verdadeiro encontro está na sinceridade. Uma encantadora história que traz as várias versões desse popular personagem que é a Dona Baratinha. No livro, Emengarda ganha vida nos versos do contador de histórias Pierre André e forma nos desenhos de Juliana Buli.
Proposta de trabalho: AQUI
O TEMA perpassa sentimentos e emoções; promove a imaginação e o autoconhecimento; valoriza o folclore brasileiro pelo cancioneiro infantil.
Temas principais: gabar-se; mentir; decepção; valor da sinceridade e humildade.
Temas transversais: solidão; ter versus ser; presunção; ostentação; falsidade; interesse material (dos pretendentes); amor verdadeiro. Fonte
Maroquinha a barata descascada: Cristiane Quintas
Maroquinha é uma simpática baratinha que leva a vida com muita descontração. Alegre e vaidosa, ela decide ir à praia com sua amiga Claroca, num lindo dia ensolarado. Porém, ela não se preocupa e se expõe ao Sol sem proteção. Qual terá sido o resultado desse descuido? Descubra a lição que Maroquinha, a barata descascada aprendeu.
Mais baratinhas no Linguagem: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.