Categorias: Coleção Retratos de Criança, Cultura da infância, Encontre seus preferidos, Infantojuvenil, Patrimônio Cultural, Premiados, ViagemTags: brincadeiras, brincar, comunidades quilombolas, cultura da infância, educação física, Gabriela Romeu, geografia, história, infância, literatura infantojuvenil, livro transmídia, Mapa do Brincar, povos indígenas, Projeto Infâncias, quintal, regiões brasileiras, sociologia, viagens
Tem quintal em todo lugar: na praça, na floresta, nas ruas das pequenas cidades, nos fundos das casas e até dentro de cada um de nós (às vezes um pouco escondido). Neste livro vamos descobrir os quintais de crianças das cinco regiões brasileiras, onde folha vira catavento, pique é no pequizeiro e rio garante a diversão! Basta chegar, embarcar… E brincar!
O brincar é uma espécie de língua-mãe da infância. E foi por meio dessa linguagem que Gabriela Romeu, Marlene Peret e Samuel Macedo conheceram o Brasil, conectando-se com as crianças das beiradas de rios, dos grandes centros urbanos, de comunidades quilombolas e povos indígenas – regiões algumas vezes próximas, outras bem distantes. Os registros dessa longa viagem que se iniciou em 2011, em textos, vídeos e fotos, estão reunidos neste livro, permeado dos saberes, narrativas e vivências compartilhadas com crianças em seus quintais. Os encontros com Valdecir e seu carretão, com Milena sob a sombra damangueira, Welleton, Joel, Laísa e Arawari são feitos retratos daquele exato instante, daquele peculiar saber infantil, que é de cada um, mas é tão comum a todos –– afinal, as brincadeiras mudam de nome, mas, em suas diferentes versões, compõem a linguagem universal do brincar.
Conteúdo complementar: AQUI
Sobre a obra: AQUI
Projeto quintais: AQUI
Lúcia Hiratsuka, artista plástica, ilustradora e escritora de diversos livros infantis, derivados de seus estudos sobre os e-hons (ilustrações japonesas), sugere livros inspirados em lendas e mitos nipônicos.
Neste episódio, Lúcia fala de "Lá No Meu Quintal", de Gabriela Romeu e Marlene Peret. Ilustrações de Kammal João. AQUI
Lúcia Hiratsuka no Linguagem: AQUI
Jogos no quintal: Aula: AQUI
Sudeste
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Dom Frederico, Laranjas Maduras, Barra-Manteiga, Briga de Galo e Amarelinha em Caracol, praticadas pelas crianças da região Sudeste do Brasil. Saiba mais em novaescola.org.br/brincadeiras-regionais: AQUI, AQUI Parlenda Dom Frederico: AQUI
Norte
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Roubo da Melancia, Caí no Poço, Tucuxi e Curupira, praticadas pelas crianças da região Norte do Brasil. Saiba mais em novaescola.org.br/brincadeiras-regionais: AQUI, AQUI
Sul
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Boi de Mamão, Caiu na rede é peixe e Taco, praticadas pelas crianças da região Sul do Brasil. Saiba mais em novaescola.org.br/brincadeiras-regionais: AQUI, AQUI
Nordeste
Será que todo mundo no Brasil brinca exatamente do mesmo jeitinho? É o que vamos descobrir neste vídeo!
Centro - Oeste
Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Corre Cutia, Cinco Marias, Galinha, pintinho e raposa e Chocolate Inglês, praticadas pelas crianças da região Centro-Oeste do Brasil. Saiba mais em novaescola.org.br/brincadeiras-regionais: AQUI, AQUI
Cantando: Quintal da cultura: AQUI
Neste encontro Ana Maria Carvalho brincará com os participantes de forma leve e lúdica com histórias, brincadeiras e brinquedos da cultura popular brasileira. Durante o brincar conversa sobre a vida e a importância da família e da escola ensinarem às crianças aquilo que é da nossa tradição, ou seja, herança cultural do país. O encontro aconteceu na casa da artista e numa oficina realizada no Quintal do Anibal. AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.