Uma história inteligentemente criada a fim de que o leitor possa descobrir o valor do respeito e do diálogo e a importância de compartilhar ideias e ações.
Autora: Alison Ritchie Ilustrações: Hannah George
Gênero: Conto Competência específica da Língua Portuguesa (BNCC):
Comportamento, comunicação e relações interpessoais Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, Matemática e Ciências
Existia uma lagoa muito bem cuidada por uma Gansa, e todos os animais e bichinhos que viviam ali naquela região eram muito felizes.
Certo dia a dona Gansa precisou fazer uma viagem de última hora e pediu para o Pato cuidar de tudo enquanto estivesse fora.
O Pato se sentiu lisonjeado, pelo convite e confiança que a dona Gansa havia que lhe dado.
Tudo fluía muito bem, como de costume, até o Pato começar a implicar com os costumes e gestos de cada morador da lagoa, dando várias novas ordens no local, colocando em prática sua autoridade sem medidas, e passando a ser um Pato Mandão.
Reclamou da corrida das libélulas, dos mergulhos dos sapos, da pescaria do pássaro... De repente, o poder de “cuidar e controlar” o ambiente subiu a cabeça do Pato, e ele começou a espalhar placas por todo lado, dizendo é proibido isso, é proibido aquilo...
Não demorou muito para os moradores daquela lagoa feliz, passarem a se sentirem mal, não mais pertencentes daquele lugar... E logo todos se mudaram dali...
Quando finalmente o local foi tomado por um imenso silêncio, o Pato se deu conta da atitude ruim e desnecessária que ele havia tomado. Arrependido, o Pato tratou de retirar as antigas placas e trabalhou duro durante a noite toda, para pregar novas placas dizendo que os costumes dos antigos moradores eram bem-vindas, e todos voltaram a viver felizes como antes, na lagoa da dona Gansa. Continua: AQUI Atividades para o professor:
Reler a história, contar quantas proibições o pato fez e criar mais uma.
Criar mais uma placa que deixe os animais felizes.
Descobrir as diferenças entre o pato e o ganso.
Ouvindo: O nosso passarinho contador Filipe Macedo nos traz as aventuras de “O Pato mandão”. Com seu jeito autoritário, ele vive situações que lhe fazem refletir sobre a importância de brincar, se divertir e fazer amigos.
Uma linda história que envolve natureza, diversão e companheirismo. AQUI, AQUI, AQUI
No Linguagem: O reizinho mandão: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.