segunda-feira, julho 03, 2023

Esses bichinhos maluquinhos>PNLD literário>Gênero poemas>Cadê os bichos?>03/07/2023

 


Um livro de versinhos com bichos que agem como gente, com um humor muito singelo e com ilustrações bem engraçadas, tudo planejado para constituir a melhor maneira de encantar crianças.

Manual do professor/Audiovisual: AQUI

Bichos maluquinhos e Pedro Bandeira é um livro muito divertido, contado pela contadora de histórias por Marina Bastos. Para o início da alfabetização, nada como versinhos de humor, que trazem a musicalidade natural da língua falada. Acompanhando a cadência dos versos e das rimas, a criança compreende melhor o que está aprendendo a decifrar e se sente gratificada com a piadinha final. Nessa tenra idade, a capacidade de compreender a ironia de piadas ainda está longe, e a graça só é compreendida através de brincadeiras verbais bem simples. Este é um livro de versinhos com bichos que agem como gente, com um humor muito singelo e com ilustrações bem engraçadas, tudo planejado para constituir a melhor maneira de encantar crianças da Educação Infantil ao 2º ano.

AQUI

Mais Pedro Bandeira no Linguagem: AQUI



É possível demonstrar amor por uma causa para os pequenos? “Cadê os bichos?” é a prova que sim! Com um texto curto e poético e aquarelas delicadas, esse livro mostrará aos bebês e crianças pequenas a importância de sermos ativistas na defesa da nossa fauna e flora.

Atrás, na frente, embaixo, do lado das árvores, cadê o bicho? Se um dia as árvores desaparecem, onde o bicho vai morar e o que ele vai comer?
Cris Eich


Trata-se de um livro com muitos bichos e muitas cores que mostram às crianças uma forma divertida de olhar a natureza e fazer pergunta sobre o mundo ao nosso redor.
No jogo de esconde-esconde, o livro apresenta a diversidade da natureza brasileira, convidando os leitores para uma reflexão sobre o modo como lidamos com a fauna e flora de nosso país.
Escrito para os bebês e para as crianças pequenas, é uma obra delicada que mostra a natureza e estimula a sensibilidade necessária para que consideremos a questão ambiental em nosso dia a dia, desde a mais tenra infância.
Este livro recebeu o selo Aqui tem natureza, um selo que indica que a obra valoriza o nosso orgulho e sentimento de pertencimento. Ele tem a função de nos apresentar e admirar as riquezas naturais que o Brasil tem a oferecer e, também, conscientizar ainda mais o leitor para a necessidade de proteger a cada bichinho que aqui vive e o seu habitat, as nossas praças, bosques, matas e florestas. Sinta o ar puro, ouça o som dos animais e venha desbravar esse Brasil ainda pouco conhecido nos livros infantis conosco!

Mãe e filha saem de uma apertada e agitada cidade azul de prédios e casas empilhadas em direção à mata. Lá encontram novos coloridos, mas os bichos... cadê? São habitantes e personagens de rápida figuração, pressentindo a presença humana, desaparecem! Também irão desaparecer as árvores, deixando a paisagem com a página branca de um livro, onde reside uma nova pergunta: nós também podemos plantar os bichos?

Neste livro para crianças bem pequenas, Cris Eich pretendeu amarrar três diferentes propostas a partir de uma linha narrativa bastante esquemática. Primeiramente, sem dar nomes aos bichos, a autora desenha seis animais típicos da fauna brasileira: lobo guará, arara azul, tatu canastra, tamanduá bandeira, jacaré de papo amarelo e mico-leão dourado, todos eles ameaçados de extinção — e se o pai ou mãe não sabiam seus nomes, olha só, aqui deixamos a cola para vocês. Ainda no nível verbal, são explorados advérbios de posição (atrás, acima, debaixo, dentro) e expressões adverbiais (ao lado de, à frente) indicando relações de distância ou proximidade dos personagens humanos e dos animais na mata. Por fim, há uma mensagem bastante clara para todos os leitores: sem respeito às árvores, os biomas brasileiros serão destruídos e os animais destituídos de suas moradias. E nós, que responsabilidades podemos assumir sobre todo o crescente processo de destruição da vida? Fonte

Ouvindo: AQUI
Cadê o bicho que estava aqui? AQUI

Cantando: Cada bicho tem ...: AQUIAQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.