quarta-feira, abril 10, 2024

O convidado de Raposela>Atividade literária>Aula de literatura>Esperteza e curiosidade>10/04/2024

 

Alex T.Smith
Ovos são uma delícia no café da manhã: cozidos, fritos, mexidos... 
Era nisso que pensava Raposela DaMatta quando convidou O Ovo para conhecer sua mansão. Como a bruxa má de João e Maria, a bichana bolou um plano malévolo: primeiro iria enchê-lo de comida para deixá-lo bem gorducho e apetitoso, depois iria passar a noite pensando em todos os pratos que faria com o coitado, enquanto ele descansava e engordava, até que no próximo café da manhã finalmente iria usufruir de toda aquela clara e aquela gema fresquinhas! 
Pois qual não foi a alegria de Raposela ao ver que, no dia seguinte, O Ovo tinha quadruplicado de tamanho! 
Mas qual não foi a sua decepção quando percebeu que aquela casca gigantesca estava rachando e... O que era aquilo que estava saindo dali?
Leitura e interpretação: AQUI
Aula de literatura/O convidado de Raposela: AQUI
Desafio: Descobrir quem é o convidado:  
Ouvindo a história: Aula passo a passo contando a história.
Somente a história: AQUI

Estratégia sugerida

Nesta obra, a linguagem visual e verbal se complementam tecendo um diálogo que precisa ser explorado pelo leitor para construção dos sentidos. 
Para leitores em qualquer idade as estratégias de compreensão podem ser as mesmas, mas elas serão utilizadas com maior autonomia e aprofundamento por leitores mais experientes. 
Espera-se que sejam exploradas estratégias antes da leitura, ativando e ampliando o conhecimento prévio dos alunos, ou fazendo antecipações, previsões e inferências, como explicitado no subitem anterior. 
Com vistas a trazer novos elementos à discussão, abordaremos outras estratégias e apresentaremos encaminhamentos para “o durante” e “o após a leitura”. 
Para tanto, começaremos pelas conexões e na sequência abordaremos as de perguntas ao texto, sumarização e síntese. Destacamos aqui a conexão texto-texto. 
Relacionar este texto com A galinha que criava um ratinho ou com alguma fábula, por exemplo significa efetuar uma estratégia texto-texto. 
Para tanto, após a leitura do trecho abaixo, o professor faz uma pausa e questiona os alunos. “Raposela Da Matta sempre foi graciosíssima com estranhos, e com O Ovo não foi diferente: convidou-o logo para um LANCHINHO.”
A galinha que criava um ratinho: AQUI
Conexões: são estratégias em que o leitor relaciona o que está lendo com suas próprias experiências (conexão texto-leitor), com outros textos lidos (conexão texto-texto) ou com aspectos mais amplos, que podem ser ideias, concepções, temas que envolvem as sociedades entre outros (conexão texto-mundo). 
Ao fazer conexões entre o que está lendo e aspectos da vida, de outros textos, ou mais globais, os leitores se aproximam do que estão lendo, se ligam ao personagem e compreendem melhor o texto.

Continua página 167 AQUI
Desdobramentos referentes a curiosidade e investigação
Aulas:
Os curiosos e as curiosidades: AQUI
Elaborando mural de textos: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.