sexta-feira, maio 24, 2024

Olimpíadas 2024>Conhecendo a mascote francesa>Gênero informativo>Curiosidades>24/05/2024



Mascote PHRYGES( frígias)(gorros)
À medida que o mundo se prepara para os Olimpíadas de 2024, a introdução de atividades interativas, como colorir o mascote oficial, oferece uma oportunidade única para crianças e adultos se conectarem com o espírito olímpico. O mascote dos jogos olímpicos 2024 para colorir não é apenas uma atividade lúdica; é uma forma de mergulhar na cultura, história e valores que as Olimpíadas representam. 
Esta atividade estimula a criatividade, enquanto familiariza o público com o emblemático símbolo desses jogos: Phryges.
Phryges é o nome do mascote das Olimpíadas de Paris 2024. 
Este personagem foi criado para mostrar o mundo a força do esporte na sociedade. 
No lugar de um animal, a escolha foi de um barrete frígeo, um símbolo forte da República Francesa. 
Para os franceses, esse é um objeto que simboliza a liberdade. 
Também é o mascote das Paraolimpíadas. No entanto, para esses jogos olímpicos, Phryges apresenta uma deficiência visível, representando a promoção da inclusão.
O design do mascote reflete elementos da cultura francesa, bem como a paixão e energia que caracterizam o evento olímpico. Ele serve como um embaixador dos Jogos, inspirando tanto atletas quanto fãs e promovendo a mensagem de união e paz através do esporte.
PDF: Para colorir: AQUI
Ouvindo sobre as  phriges: AQUI
Barrete frígio
barrete frígio ou barrete da liberdade é uma espécie de touca ou carapuça, originariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Ásia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da primeira república francesa em 1792. Por essa razão, tornou-se um forte símbolo do regime republicano.

As Phryges são inspiradas em uma peça de vestuário que é símbolo da liberdade, faz parte da  história há séculos e remete a tempos antigos. 
Depois de aparecer em algumas bandeiras da América Latina antes de se tornar bastante popular entre os revolucionários franceses, o barrete frígio tornou-se símbolo familiar na França. 
Um símbolo das revoluções, da República Francesa e da liberdade, o barrete frígio pode ser visto na Marianne, ícone nacional francês, retratado em bustos nas cidades em todo o país, além de selos e também na abordagem do currículo nacional nas escolas. Vejam + história: AQUI

Marianne: Um símbolo da cultura clássica, foi apropriado pela população francesa, tornando-se a personificação da República. Esta figura feminina venceu Hércules nos embates dos símbolos, por melhor representar, não só a Liberdade, mas a noção de República. AQUI

A República Brasileira adotou a alegoria de Marianne, cuja efígie, com o seu Barrete Frígio (carapuça vermelha), está estampada em vários brasões e bandeiras de cidades, municípios e estados brasileiros. 
Este símbolo também é utilizado impresso em todas as cédulas do Real (unidade monetária nacional), e cunhado na moeda de R$ 1,00. A efígie foi adotada na nota de 1 Cruzeiro (1980) e nas notas de 200 cruzados novos (1989) muito parecida com a nota de 1 Real e que inspiraria as notas de Real futuras.
Blog Diário da prof Glauce>
Imagens das modalidades esportivas/ phryges: AQUI
Texto informativo em formato interativo + estratégias + PDF : AQUI
Cartazes olímpicos: AQUI

No Linguagem
Olimpíadas 2020/2021
Histórico/Atividades: AQUI
Olimpíadas: Estímulos literários: AQUI
A grande campeã: AQUI
É preciso saber perder: AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.