segunda-feira, julho 30, 2012

Massa de modelar>Tarsila>Instrucional>Aulas afins> 30/07/12


CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS
 COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprofundar o conhecimento no gênero artístico paisagem tendo como enfoque o cenário urbano;
Vivenciar a apreciação/leitura/recepção da obra Paisagem de Tarsila do Amaral;
 Refletir sobre espaço, lugar e paisagem com integração ao conteúdo de geografia;
 Experimentar a massa plástica como recurso para criação de projetos tridimensionais;
 Construir um projeto com visão panorâmica da cidade em massa plástica industrializada, visando a construção de uma maquete coletiva.
 Montar uma instalação coletiva.



Duração das atividades
• Três aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Tridimensionalidade
Gênero artístico Paisagem
Preservação do meio ambiente



Estratégias e recursos da aula
Aula 1
 Apresente aos alunos a imagem da obra Paisagem, de Tarsila do Amaral;






PAISAGEM, 1925. Tarsila do Amaral, nanquim sobre papel, 27 x 21 cm






Proponha uma apreciação da imagem, perguntando:
O que você vê representado nessa imagem?
É uma fotografia, uma pintura, uma xilogravura ou um desenho?
Ela se apresenta em cores ou em preto e branco?
Há um ou mais elementos no contexto das imagens?
Os elementos nas imagens mostram-se em movimento ou estáticos?
Que contexto está representado na imagem?
Você conhece esse lugar?
Que nome você daria a essa imagem?
*Conte o nome da obra apresentada, a sua autoria, a técnica usada, a data em que foi produzida e a sua extensão/tamanho;
 Disponibilize papel cartão, cola e massa plástica industrializada aos alunos, solicitando que pensem uma cidade vista de cima – visão panorâmica;
 Reforce o conceito de tridimensão.
Sugestão:
TRIDIMENSIONAL - adj. Que comporta três dimensões (altura, comprimento e largura). http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html  



Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003.
 Proponha a construção de uma cidade construída com massinha, através da técnica da modelagem sobre o suporte do papel cartão dividido em oito partes;

 







Composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão
Enfoque Paisagem urbana
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis



Aula 2
 Retome a modelagem da aula anterior pedindo que concluam a proposta;
 Solicite o registro em forma de desenho de observação do objeto construído (cidade de massa) em caneta preta ponta porosa e lápis de cor sobre papel canson A4;
 Disponibilize cola cascorez (ou outra cola plástica que ao secar possibilite transparência – colas de qualidade inferior podem esbranquiçar o trabalho tornando-o opaco) e pincel para que os alunos apliquem uma camada generosa sobre os elementos modelados visando proteção e reforço ao suporte - impermeabilização;
Coloque os trabalhos para secar em local seguro.






Processo de impermeabilização com cola Cascorez
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis



Aula 3
Convide os alunos para exporem suas produções através da montagem de uma instalação no contexto escolar;








Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão.
Instalação – Maquete CIDADE MASSA / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2009 – Biblioteca Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis








Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão Instalação – Maquete: Visão Panorâmica da cidade / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2010 – rampas de acesso escolar. Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
 Após a montagem da instalação, socialize com os alunos as produções com ênfase na apreciação estética:
O que vocês percebem no conjunto destas produções?
Vamos rememorar os passos desta proposta?
Como vocês usaram o espaço disponibilizado como suporte? Souberam aproveitar a sua dimensão?
Que nome você daria ao seu trabalho? (Pergunte individualmente)
Que nome vocês dariam ao conjunto desta exposição?
Retome a imagem da obra Paisagem, de Tarsila:
É possível o diálogo da produção poética de vocês com a imagem da obra apresentada como referencial teórico plástico?
Em que sentido? Há semelhanças? Desdobramentos?
Que sensações as produções poéticas de vocês nos permitem sentir nesta exposição?



Recursos Complementares
COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary.
 A arte no século XX: introdução à história da arte da Universidade de Cambridge. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984, p.86)
FRUIÇÃO – gozo, posse, usufruto. (BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escola da língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC-FAE, 11 ed., 1994, p. 511)



Avaliação
A avaliação se dará com a observação sistemática do processo ensino-aprendizagem, com assistência individualizada, diálogos, feedback e autoavaliação.
Como referencial para análise verificar nas respostas dos alunos, o domínio dos conteúdos trabalhados com enfoque na visão panorâmica da cidade - recorte na paisagem urbana de Tarsila do Amaral, bem como as contribuições pessoais na montagem da Instalação das maquetes no contexto escolar.





ESCULPINDO O MEU CORPO



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através destas aulas, os alunos Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:
• Manipular a massinha, explorando suas características e possibilidades de manuseio;
• Utilizar a massinha para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
• Observar e criar a imagem do próprio corpo com a massinha.



Duração das atividades
2 módulos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor já deverá ter trabalhado,com o grupo de alunos, conforme aulas anteriores, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc).
Estratégias e recursos da aula
Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas (as suas diferenças e semelhanças) do corpo humano, partindo do corpo da própria criança, bem como sua representação gráfica (desenho), o professor através da modelagem de massinha sugere a construção de uma escultura do corpo.

1º MOMENTO – Reunidos em uma roda o professor trará uma proposta de fabricar com as crianças a massinha de modelar caseira, para isso ele trará a receita da massinha, escrita em uma cartolina e os ingredientes e apresentará executando a receita.



Aula instrucional
MASSINHA DE MODELAR
INGREDIENTES:
Um copo de sal
A mesma medida de água
Farinha de trigo até que a massa solte da mão
MODO DE PREPARO:
Em uma bacia despeje o sal e água, depois vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até que a massa solte das mãos

2º MOMENTO – Depois desse momento professor pergunta para as crianças se é possível fazer uma representação de um corpo com a massinha. De acordo com o que as crianças vão sugerindo o professor poderá montar coletivamente uma representação de um corpo com as crianças.

3º MOMENTO – Após esse momento cada criança recebe um pedaço de massinha e esculpe um corpo sob a orientação do professor.
Depois de todas as esculturas prontas o professor coloca as peças em uma assadeira e leva ao forno até que as mesmas estejam durinhas.

SUGESTÃO
Depois de prontas cada criança pinta uma bandejinha de isopor e cola a sua escultura na bandejinha.
Dica: O professor poderá realizar uma exposição com as peças.



Avaliação
O professor deverá observar ao final desta aula se o seu aluno consegue:
■Manipular a massinha explorando as sua diversas formas de manuseio;
■reproduzir através da massinha, as partes do corpo;
■nomear sua representação.



 
MÃO NA MASSA 
UM RECURSO PLÁSTICO ARTESANAL PARA MODELAGEM



 
Como trabalhar com massinha de modelar
Objetivos
Dicas
Sugestões
Blog Amiga da educação
Confiram aqui
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.