sábado, agosto 18, 2012

Troca-troca>Ana Maria Machado > Literatura> 18/08/12

Literatura infantil - Troca-troca
Autor: Amanda Barros Teixeira  
 O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar a imaginação para a elaboração de suas próprias histórias.
Desenvolver sentimentos de cooperação com os colegas.
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Através de uma conevrsa informal pedir às crianças para definirem o que significa a palavra "trocar".
Quem já trocou alguma coisa?
Por que e quando podemos trocar algo?
Após ouvir as respostas, a professora apresentará a história Troca-troca para as crianças, de Ana Maria Machado e Claudius.
OBS: (Pode ser providenciado anteriormente um aparelho de cd na sala de aula).
Disponível para ouvir em:


undefined

Imagem disponível em:
http://images.americanas.com.br/produtos/item/233/6/233622g.gif
Downloadhttp://www.4shared.net/download/c273Chs62rh33mgWSauzFu/Troca-troca-de-Ana-Maria-Machado-e-Claudios.html

Ao final da história, a professora deverá conversar com as crianças explicando que quando não usamos mais um determinado brinquedo, roupa ou objeto, ele ainda pode ser útil para uma outra pessoa.
Podemos trocá-lo ou até mesmo doá-lo para quem queira ou precisa.
Momento 2
A professora irá propor fazer um troca-troca, igual do livro, entre os colegas da turma no dia seguinte.
Explicar que cada criança deve trazer pelo menos 1 brinquedo ou algo que deseja trocar.
Isso deve ser anotado no caderno de bilhete das crianças para informar aos pais a atividade proposta para o dia seguinte.
Momento 3
No dia seguinte, realizar o troca-troca.
A criança terá a liberdade de trocar o que ela quiser com os colegas.
Depois disso, a professora distribuirá uma folha de papel A4 para cada aluno e pedirá que escrevam:

EU TROQUEI UM(A) ___________________________ POR UM(A)_____________________________COM O ____________.
No final da folha, cada um poderá ilustrar como foi o troca-troca da sala, bem como os brinquedos que trocou com os colegas.
Avaliação
Analisar se a turma entendeu a mensagem que o livro oferece.
Observar a participação dos alunos durante a atividade de troca avaliando as interações estabelecidas.
Analisar a capacidade do aluno de se expressar por escrito e através de desenhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.