BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 18, 2012

Troca-troca>Ana Maria Machado > Literatura> 18/08/12

Literatura infantil - Troca-troca
Autor: Amanda Barros Teixeira  
 O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar a imaginação para a elaboração de suas próprias histórias.
Desenvolver sentimentos de cooperação com os colegas.
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Através de uma conevrsa informal pedir às crianças para definirem o que significa a palavra "trocar".
Quem já trocou alguma coisa?
Por que e quando podemos trocar algo?
Após ouvir as respostas, a professora apresentará a história Troca-troca para as crianças, de Ana Maria Machado e Claudius.
OBS: (Pode ser providenciado anteriormente um aparelho de cd na sala de aula).
Disponível para ouvir em:


undefined

Imagem disponível em:
http://images.americanas.com.br/produtos/item/233/6/233622g.gif
Downloadhttp://www.4shared.net/download/c273Chs62rh33mgWSauzFu/Troca-troca-de-Ana-Maria-Machado-e-Claudios.html

Ao final da história, a professora deverá conversar com as crianças explicando que quando não usamos mais um determinado brinquedo, roupa ou objeto, ele ainda pode ser útil para uma outra pessoa.
Podemos trocá-lo ou até mesmo doá-lo para quem queira ou precisa.
Momento 2
A professora irá propor fazer um troca-troca, igual do livro, entre os colegas da turma no dia seguinte.
Explicar que cada criança deve trazer pelo menos 1 brinquedo ou algo que deseja trocar.
Isso deve ser anotado no caderno de bilhete das crianças para informar aos pais a atividade proposta para o dia seguinte.
Momento 3
No dia seguinte, realizar o troca-troca.
A criança terá a liberdade de trocar o que ela quiser com os colegas.
Depois disso, a professora distribuirá uma folha de papel A4 para cada aluno e pedirá que escrevam:

EU TROQUEI UM(A) ___________________________ POR UM(A)_____________________________COM O ____________.
No final da folha, cada um poderá ilustrar como foi o troca-troca da sala, bem como os brinquedos que trocou com os colegas.
Avaliação
Analisar se a turma entendeu a mensagem que o livro oferece.
Observar a participação dos alunos durante a atividade de troca avaliando as interações estabelecidas.
Analisar a capacidade do aluno de se expressar por escrito e através de desenhos.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios