BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, julho 31, 2019

Fábulas palpitadas>Recontadas em versos>A hora do desconto>Malasaventuras>31/07/2019


Capa do livro Fábulas Palpitadas
 Pedro Bandeira
Esperteza que vence a força, Lições de vida e de moral, Solidariedade.

Em "Fábulas palpitadas", o leitor vai encontrar treze bons motivos para se divertir com as fábulas recontadas em versos encharcados do humor irreverente que é a marca, não de uma lágrima, mas de muito riso, de Pedro Bandeira. Das treze, doze são de Esopo. Se pelas suas contas ainda falta uma fábula, atento leitor, você está certo: trata-se de uma criada pelo próprio Pedro Bandeira, que não ia deixar de pôr sua colher nesse caldeirão milenar de fábulas. Mas ainda há mais convidados: Avelino Guedes, Elisabeth Teixeira, e Rogério Borges, que também participaram com suas pinceladas de cores e leveza.
Proposta de atividades:  AQUI
E lá vem palpite!
Certa vez uma, pulguinha resolveu me atormentar.Enfiou-se em minha roupa e se pôs logo a picar.
Procurei, que procurei, me coçando da mordida,E, afinal, eu encontrei a pulguinha escondida.
Com a unha ia esmagá-la, quando foi que eu lembrei Da história do ratinho que eu sempre admirei.
Resolvi então soltá-la e se foi ela pulando.Desde então a sua ajuda eu fiquei cá esperando...
Fábula é sempre moral, qualquer um sempre divulga.Mas pensar em gratidão não é o caso da pulga!
Mas em que uma pulguinha ia poder me ajudar?Pulga não serve pra nada, serve só para coçar!

Bandeira, Pedro. Fábulas Palpitadas/ recontadas em verso
e comentadas por Pedro Bandeira. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2007. p. 37.

ATIVIDADES
1. Quem são os personagens dessas fábulas?
2. Onde a história acontece?
3. Cite a diferença entra a fábula do seu caderno e a fábula contada pela professora.
4. Faça como Pedro Bandeira e dê o seu palpite a respeito desta fábula.
5. Transforme as frases em perguntas substituindo as expressões em destaque pela palavra “Quem” no início. Não se esqueça do ponto de interrogação.
a)O ratinho estava distraído.
b)O leão morreu de rir.
c)O ratinho viu-se livre.
d)O leão saiu pensando.
6. Transforme as frases em exclamativas. Não esqueça do ponto de exclamação. Use a palavra “Como” no início.
a)O ratinho era distraído.
b)Era difícil prestar atenção.
c)O ratinho viu-se livre.
d)Ele estava feliz.
e)Roeu sem descansar.
Com base no texto de seu caderno, responda as questões abaixo.
7. A atitude do leão para salvar o rato demonstra:
a) (     ) inveja do gato.
b) (     ) piedade pelo rato.
c) (     ) desprezo pelo rato.
d) (     ) egoísmo por ser mais forte.
8. O sentimento do rato em relação a atitude do leão indica:
a) (     ) astúcia.
b) (     ) vaidade.
c) (     ) gratidão.
d) (     ) liberdade.
9. O leão foi aprisionado por causa:
a) (     ) da sua distração.
b) (     ) da mata fechada.
c) (     ) do desejo de vingança do gato.
d) (     ) do seu desconhecimento do ambiente.
10. O ensinamento dessa fábula é:
a) (     ) O orgulho leva à morte.
b) (     ) É melhor confiar desconfiando.
c) (     ) Quando a sorte muda, os fortes necessitam dos mais fracos.
d) (     ) Aos poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.
11. O trecho “... quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo” comprova que os caçadores pretendiam:
a) (     ) caçar o leão.
b) (     ) ajudar o rato.
c) (     ) testar a armadilha.
d) (     ) caçar qualquer animal.
12. A fala do leão preso na armadilha confirma o sentimento de:
a) (     ) falta de esperança em ser salvo.
b) (     ) surpresa com a atitude dos caçadores.
c) (     ) esperança de chegar um amigo e salvá-lo.
d) (     ) certeza de que ia livrar-se sozinho da armadilha

Em "A hora do desconto", o leitor vai encontrar doze bons motivos para se divertir com as fábulas recontadas em versos encharcados do humor irreverente que é a marca, não de uma lágrima, mas de muito riso, de Pedro Bandeira. Das doze, cinco são de Esopo. "A corrente de amor", de Júlio Diniz; "A roupa nova do rei", de Hans Christian Andersen; "Os três desejos", dos irmãos Grimm; "O rei e os sapateiros", de Bulhão Pato; "A casinha pequenina", parábola do Talmud; e "A árvore demorada", de autor desconhecido. Se pelas suas contas ainda falta uma fábulas, atento leitor, você está certo: trata-se de uma criada pelo próprio Pedro Bandeira, que não ia deixar de pôr sua colher nesse caldeirão milenar de fábulas. Mas ainda há mais convidados: Avelino Guedes, Elizabeth Teixeira, Openthedoor e Rogério Borges, que também puseram suas colheres, ou melhor, suas pinceladas de cores e leveza. 

O brinquedo abandonado

Dois meninos, muito amigos, lá num parque a brincar,
encontraram um skate – novo em folha, exemplar!
O primeiro disse ao outro: "Isso é que é sorte de rei!
Pra brincar toda esta tarde, um skate eu achei!"


Respondeu o companheiro sem mostrar nenhum prazer:
"Fomos nós que encontramos, você devia dizer!"

O primeiro até sorriu e foi saindo de perto:

"O que é bom só acontece pra quem for o mais esperto!"


Deu-lhe as costas com desprezo, ajeitou-se no brinquedo
e saiu a deslizar pelo meio do arvoredo.
Foi aí que um grandalhão apareceu de repente,
com cara de poucos amigos, furioso, impertinente:

"Este skate é muito meu, e eu vou lhe dar a prova.
Venha cá, seu ladrãozinho, pra aprender com uma sova!"
Já sem cor, de tanto susto, com os olhos assustados,
ele gritou para o amigo: "Ui! Nós fomos apanhados!"
O amigo viu que aquela era uma ocasião
para ver se o egoísta aprenderia uma lição:

"Mas você, agora mesmo, não me disse que era esperto?

Não me venha com esse fomos! Fui apanhado é o certo!"

Foi saindo, calmamente, já que não era brigão,

e deixou o tal esperto a explicar-se pro grandão.
BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto / fábulas recontadas em verso e comentadas por Pedro Bandeira. 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2006. - (coleção girassol)
Atividades
1) Qual o assunto do texto?
 2) Esse texto é uma narrativa ou um texto de opinião? Explique.
3) Esse conto nos ensina que:
a)(     )o mundo é dos mais espertos b)(     )devemos partilhar as coisas
c)(     )é bom brincar no parque d)(     )nenhuma das respostas anteriores

4) Retire do texto:
a) Dois substantivos no gênero feminino:
b) Dois substantivos no gênero masculino:

É hora do desconto

Um desses dois não queria o brinquedo partilhar e esquecia o companheiro quando queria brincar.E o outro abandonava o amigo em perigo e dizia, vingativo: "Nada disso é comigo!"

Esses nem eram amigos, isso eu digo na verdade,pois amizade é sinônimo de solidariedade!

Pedro Bandeira
1) Um dos meninos não queria partilhar o brinquedo porque:
a)(     )o skate era muito bonito   b)(     )o amigo era muito chato
c)(     )queria brincar sozinho     d(     )não dava para brincar os dois
2) Qual a função das "aspas" no segundo verso da segunda estrofe? 
3) O que o autor quis dizer quando escreveu “amizade é sinônimo de solidariedade” ?
4) Qual a sua opinião a respeito da vingança?
5) Faça uma narrativa de uma situação envolvendo você e um(a) amigo (a)  Fonte
malasaventurassafadezasdomalasartes_FIXO.jpg


Imagine um gato que defeca dinheiro, um urubu que adivinha, uma panela que cozinha sem fogo e um passarinho que se transforma em esterco... 
Pedro Malasartes é um caipira esperto que usa todas essas invencionices para vingar injustiças. Suas aventuras, narradas em verso neste livro, compõem episódios hilariantes, nos quais as vítimas de seus truques caem em armadilhas engraçadíssimas. Um verdadeiro clássico do humor brasileiro.
Proposta de atividades





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios