BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, julho 07, 2018

Um bichinho só pra mim>Projeto>Lei da defesa dos animais>07/07/2018


Resultado de imagem para livro um bichinho só pra mim sonia barros

Este poema narrativo conta a história de um menino que queria muito um bichinho de estimação, mas seus pais não permitiam animais em casa. 
Depois de muitas tentativas, o menino resolve pedir ajuda ao leitor! 
É, portanto, um livro interativo em que a criança leitora (ou ouvinte, se ainda não for alfabetizada) é convidada a refletir sobre a situação do personagem e dar sugestões para ajudá-lo.

Aula



Projeto
Trabalhar na perspectiva da responsabilidade e cuidados com os animais, esclarecendo sobre a prática ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
CONTEÚDOS 
- Lei da Defesa dos Animais 
- Texto, pensamentos, poemas, poesias e frases sobre animais.
 - Declaração Universal dos Direitos dos Animais
 - Gênero Textual: Carta / Música / Poema - Dobradura
 - Teatro de Sombras

DESENVOLVIMENTO / ATIVIDADES E RECURSOS 
Ler texto – Guarda Responsável e Lei da Defesa dos Animais 
- Conversar com os alunos sobre: animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos.
- Conversar sobre seus animais de estimação. Cuidados, guarda e proteção dos animais. 
- Escrever uma frase para representar os cuidados e carinho que tem com seu animal. 
- Leitura de pensamentos e poemas sobre animais. 
- Vamos cuidar com carinho do nosso animalzinho! É um ato de amor e a Natureza agradece!! 
- Passar no Quadro: 
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3- Nenhum animal deve ser maltratado. 
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat. 
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado. 
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida. 
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais. 
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei. 
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS DOMÉSTICOS 
1- Levar ao veterinário 
2- Fazer a tosa dos pelos em excesso 
3- Dar banho uma vez por semana e escovar os dentes do bichinho com pasta de dentes especial 
4- Controlar as pulgas e carrapatos 
5- A alimentação deve ser adequada para sua espécie 
6- As vasilhas de água e de comida, sempre limpas 

ANIMAIS SELVAGENS: A melhor forma de cuidar deles é respeitando-os. 
Por isso, nada de pegar, tocar, cutucar ou jogar objetos nesses seres vivos. 


Nem peixinho eu posso ter 
Tartaruga, nem pensar. 
Mas eu quero escolher, 
Qualquer bicho vou amar. 
Dá trabalho! - mamãe diz.
 E me pede para esquecer 
Mas justo o que sempre quis
 Como deixar de querer?
 Prometo que vou cuidar
 do meu bicho com atenção. 
Faço o que ele precisar, 
Não vai dar trabalho não. 
Mas não adianta promessa, 
Pois parece ser em vão.
Depois de muita conversa,
 A resposta ainda é NÃO!
 O mundo inteiro tem bicho,
 Só eu que não posso ter! 
Não consigo entender isso. 
Você pode compreender?
Fico então imaginando:
Um bichinho aqui comigo, 
E nós dois sempre brincando.
 Eu seria o seu amigo! 
Você pode ter pensado 
Que eu moro em apartamento. 
Mas está muito enganado,
 Moro em casa, aqui no centro. 
Tem espaço que só vendo!
 Mamãe quer até um bebê. 
E por isso eu não entendo:
 Não pode bicho, por quê? 
Por que você não me escreve,
 Me ajudando a resolver?
 E qualquer ideia serve,
 Pois não sei o que fazer! 
(Sônia Barros )

- Fazer interpretação oral do livro 
- Questionar os alunos sobre o motivo que os pais do menino não o deixam ter um bichinho de estimação 
- Conversar com os alunos sobre os cuidado que devemos ter com os animais 
- Assistir ao vídeo: Cuidados com animais domésticos :   AQUI
 - Após a leitura do livro e falar sobre os cuidados com os animais de estimação, propor que os alunos façam a produção de uma carta para os pais do personagem da história, convencendo-os a deixá-lo ter um bichinho.
 - Falar para os alunos sobre o gênero textual carta, suas características e como deve ser escrita. - Fazer painel com a história e cartas/ bilhetes escritos pelos alunos

1º e 2º Ano - Músicas e Dobradura 
História da Serpente
 AQUI
Esta é a história da serpente 
Que desceu do morro 
Para procurar um pedaço do seu rabo 
Você também, você também, 
Faz parte do seu rabão 
Esta é a história da serpente 
Que desceu do morro 
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também,você também, 
Faz parte do seu rabão

 Eu conheço um Jacaré 
Eu conheço um jacaré 
Que gosta de comer
 Escondam seus olhinhos 
Senão o jacaré Come seus olhinhos e o Dedão do pé 
Eu conheço um jacaré 
Que gosta de comer 
Escondam suas orelhas 
Senão o jacaré
Come suas orelhas e o Dedão do pé
Eu conheço um jacaré
 Que gosta de comer 
Esconda sua barriga
 Senão o jacaré 
Come sua barriga e o Dedão do pé 

A cobra não tem pé 
A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe no pezinho de limão?
A cobra vai subindo, vai, vai, vai 
Vai se enrolando, vai, vai, vai
A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
 Como é que a cobra desce do pezinho de limão?
 Como é que a cobra desce do pezinho de limão? 
A cobra vai descendo, vai, vai, vai 
Vai desenrolando, vai, vai, vai.
Link: AQUI     AQUI e  AQUI   

 - Pedir para os alunos em grupos criarem uma história com animais, confeccionarem personagens e cenário para apresentação do Teatro de Sombras. 

AVALIAÇÃO: Considerar a participação nas atividades, comentários e atitudes que terão no cuidado com os animais.
Autores: PROJETO: LEI DA DEFESA DOS ANIMAIS PROFESSORA: EDNA DO ROCIO PINHEIRO e ESTELA MARY FAVERI GANGUILHET 

Escreva uma cartinha










Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios