Este poema narrativo conta a história de um menino que queria muito um bichinho de estimação, mas seus pais não permitiam animais em casa.
Depois de muitas tentativas, o menino resolve pedir ajuda ao leitor!
É, portanto, um livro interativo em que a criança leitora (ou ouvinte, se ainda não for alfabetizada) é convidada a refletir sobre a situação do personagem e dar sugestões para ajudá-lo.
Aula
Projeto
Trabalhar na perspectiva da responsabilidade e cuidados com os animais, esclarecendo sobre a
prática ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados,
nativos ou exóticos.
CONTEÚDOS
- Lei da Defesa dos Animais
- Texto, pensamentos, poemas, poesias e frases sobre animais.
- Declaração Universal dos Direitos dos Animais
- Gênero Textual: Carta / Música / Poema - Dobradura
- Teatro de Sombras
DESENVOLVIMENTO / ATIVIDADES E RECURSOS
Ler texto – Guarda Responsável e Lei da Defesa dos Animais
- Conversar com os alunos sobre: animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos.
- Conversar sobre seus animais de estimação. Cuidados, guarda e proteção dos animais.
- Escrever uma frase para representar os cuidados e carinho que tem com seu animal.
- Leitura de pensamentos e poemas sobre animais.
- Vamos cuidar com carinho do nosso animalzinho! É um ato de amor e a Natureza agradece!!
- Passar no Quadro:
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3- Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS DOMÉSTICOS
1- Levar ao veterinário
2- Fazer a tosa dos pelos em excesso
3- Dar banho uma vez por semana e escovar os dentes do bichinho com pasta de dentes especial
4- Controlar as pulgas e carrapatos
5- A alimentação deve ser adequada para sua espécie
6- As vasilhas de água e de comida, sempre limpas
ANIMAIS SELVAGENS: A melhor forma de cuidar deles é respeitando-os.
Por isso, nada de pegar, tocar, cutucar ou jogar objetos nesses seres vivos.
- Lei da Defesa dos Animais
- Texto, pensamentos, poemas, poesias e frases sobre animais.
- Declaração Universal dos Direitos dos Animais
- Gênero Textual: Carta / Música / Poema - Dobradura
- Teatro de Sombras
DESENVOLVIMENTO / ATIVIDADES E RECURSOS
Ler texto – Guarda Responsável e Lei da Defesa dos Animais
- Conversar com os alunos sobre: animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos.
- Conversar sobre seus animais de estimação. Cuidados, guarda e proteção dos animais.
- Escrever uma frase para representar os cuidados e carinho que tem com seu animal.
- Leitura de pensamentos e poemas sobre animais.
- Vamos cuidar com carinho do nosso animalzinho! É um ato de amor e a Natureza agradece!!
- Passar no Quadro:
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3- Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS DOMÉSTICOS
1- Levar ao veterinário
2- Fazer a tosa dos pelos em excesso
3- Dar banho uma vez por semana e escovar os dentes do bichinho com pasta de dentes especial
4- Controlar as pulgas e carrapatos
5- A alimentação deve ser adequada para sua espécie
6- As vasilhas de água e de comida, sempre limpas
ANIMAIS SELVAGENS: A melhor forma de cuidar deles é respeitando-os.
Por isso, nada de pegar, tocar, cutucar ou jogar objetos nesses seres vivos.
Nem peixinho eu posso ter
Tartaruga, nem pensar.
Mas eu quero escolher,
Qualquer bicho vou amar.
Dá trabalho! - mamãe diz.
E me pede para esquecer
Mas justo o que sempre quis
Como deixar de querer?
Prometo que vou cuidar
do meu bicho com atenção.
Faço o que ele precisar,
Não vai dar trabalho não.
Mas não adianta promessa,
Pois parece ser em vão.
Depois de muita conversa,
A resposta ainda é NÃO!
O mundo inteiro tem bicho,
Só eu que não posso ter!
Não consigo entender isso.
Você pode compreender?
Fico então imaginando:
Um bichinho aqui comigo,
E nós dois sempre brincando.
Eu seria o seu amigo!
Você pode ter pensado
Que eu moro em apartamento.
Mas está muito enganado,
Moro em casa, aqui no centro.
Tem espaço que só vendo!
Mamãe quer até um bebê.
E por isso eu não entendo:
Não pode bicho, por quê?
Por que você não me escreve,
Me ajudando a resolver?
E qualquer ideia serve,
Pois não sei o que fazer!
(Sônia Barros )
- Fazer interpretação oral do livro
- Questionar os alunos sobre o motivo que os pais do menino não o deixam ter um bichinho de
estimação
- Conversar com os alunos sobre os cuidado que devemos ter com os animais
- Assistir ao vídeo: Cuidados com animais domésticos : AQUI
- Após a leitura do livro e falar sobre os cuidados com os animais de estimação, propor que os
alunos façam a produção de uma carta para os pais do personagem da história, convencendo-os a
deixá-lo ter um bichinho.
- Falar para os alunos sobre o gênero textual carta, suas características e como deve ser escrita.
- Fazer painel com a história e cartas/ bilhetes escritos pelos alunos
1º e 2º Ano
- Músicas e Dobradura
História da Serpente
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também,você também,
Faz parte do seu rabão
Eu conheço um Jacaré
Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Escondam seus olhinhos
Senão o jacaré
Come seus olhinhos e o
Dedão do pé
Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Escondam suas orelhas
Senão o jacaré
Come suas orelhas e o
Dedão do pé
Eu conheço um jacaré
Que gosta de comer
Esconda sua barriga
Senão o jacaré
Come sua barriga e o
Dedão do pé
A cobra não tem pé
A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe no pezinho de limão?
A cobra vai subindo, vai, vai, vai
Vai se enrolando, vai, vai, vai
A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a cobra desce do pezinho de limão?
Como é que a cobra desce do pezinho de limão?
A cobra vai descendo, vai, vai, vai
Vai desenrolando, vai, vai, vai.
- Pedir para os alunos em grupos criarem uma história com animais, confeccionarem personagens e
cenário para apresentação do Teatro de Sombras.
AVALIAÇÃO:
Considerar a participação nas atividades, comentários e atitudes que terão no cuidado com os
animais.
Autores: PROJETO: LEI DA DEFESA DOS ANIMAIS
PROFESSORA: EDNA DO ROCIO PINHEIRO e ESTELA MARY FAVERI GANGUILHET
Escreva uma cartinha
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.