Objetivos
Despertar o gosto de ouvir e ler histórias.
Desenvolver habilidades de escrita, valorizar as manifestações populares e compreender significados presentes no folclore brasileiro.
Desenvolver atitude de conscientização, colaboração e respeito à natureza.
O aluno também terá a oportunidade de desenvolver a criatividade e a fantasia.
Estratégias e recursos da aula
Perguntar às crianças se conhecem o Curupira, quem ele é, o que ele faz, onde mora, quais as suas características físicas.
Após ouvir as diversas versões, o professor explicará, de forma breve, que o Curupira faz parte do folclore brasileiro e que tem a função de proteger as árvores, plantas e animais das florestas.
A professora fará perguntas a respeito do que ouviram e as crianças responderão oralmente.
Nesse momento, a professora terá a oportunidade de analisar a compreensão das crianças e explicará quem realmente é o Curupira, tirando possíveis dúvidas a respeito do personagem.
O Curupira é um ser fantástico que, segundo a crença popular, habita em florestas.
Sua função é de proteger as plantas e os animais, além de punir quem os agride.
O Curupira é descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo, olhos e dentes verdes e pés com calcanhares para frente.
Suas pegadas confundem os caçadores, levando-os para o lugar oposto em que se encontra o Curupira. Além disso, dizem que o Curupira gosta de sentar nas sombras das mangueiras e se deliciar com os frutos, mas se ele sentir que está sendo vigiado ou ameaçado, logo começa a correr a uma velocidade tão grande que os olhos humanos não conseguem acompanhar.
Para proteger os animais, o Curupira usa mil artimanhas, procurando sempre iludir e confundir os caçadores, utilizando gritos, assobios e gemidos, fazendo com que pensem que estão atrás de um animal.
O caçador que tenta ir atrás do Curupira, acaba se perdendo na floresta.
Após esse momento a professora tirará possíveis dúvidas a respeito do personagem.
Após a exploração do personagem principal, vamos apresentar a história que : Vi, Li, Gostei e Recomendo:
Um Curupira Atrapalhado.
Autora: Neuza Lozano Peres
Ilustrações de Simone Matias
O folclore brasileiro é rico em personagens
lendários e o curupira é um deles.
De estatura
baixa, possui cabelos avermelhados e seus pés são
voltados para trás.
A função do curupira é proteger
as árvores, plantas e animais das florestas.
Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de
forma predatória.
Agora, você imagine como
os animais se sentiram no dia em que o nosso
personagem sumiu...
Se você também ficou curioso para saber
o que aconteceu com esse curupira, abra este
delicioso livro da autora Neuza Lozano Peres e
desvende esse mistério!
Gênero: conto
TCTs: multiculturalismo (diversidade cultural; educação
para valorização do multiculturalismo nas matrizes
históricas e culturais brasileiras)
Tópicos para orientação do professor: adivinhas; amizade; animais; brincadeiras; charadas; cultura popular;
elementos da natureza; fábula; fantasia; jogos de linguagem; humor; seres fantásticos.
Conta uma travessura de Curupira.
Ele fazia sua vigilante caminhada costumeira, quando cai algo enorme em sua cabeça.
Ele fica desacordado, os bichos não o encontram....
Ai...Ai...imaginem o pânico!
Como ele é o protetor da floresta, já pensaram como os animais se sentiram no dia em que o nosso personagem sumiu?
Sugestões:
- Contação oral sobre a aventura;
- Registro através de uma produção coletiva, ou se preferir individual( caso os alunos já sejam alfabetizados) O importante é observar se os alunos compreenderam como é o personagem e se captaram a ideia global da aventura;
- Descrição de todos os animais que participam desta aventura;
Refletindo:
Por que devo preservar o meio ambiente?
O NOSSO MEIO AMBIENTE
Quando falamos em nosso meio ambiente é importante perceber o sentido da palavra nosso dentro de um diferente contexto.
O sentido da palavra nosso não se refere a algo que nos pertence, como propriedade, como algum objeto sobre o qual temos posse.
Falar em nosso ambiente diz respeito à nossa forma de vida como um todo.
Quando falamos em nosso meio ambiente estamos falando da nossa vida, em seu amplo contexto e tudo o que a ela se relaciona.
Estamos incluídos neste meio ambiente, pois ele nos perpassa e somos parte dele.
Quando falamos que no meio ambiente encontramos tudo o que precisamos para viver, estamos falando de nossas necessidades vitais, pois sem ambiente não é possível existir vida.
Portanto, quando falamos em nosso ambiente devemos perceber que dele fazemos parte e que o que acontece com o meio ambiente acontece conosco.
É como falar em nosso grupo, nosso trabalho, nosso corpo, nosso universo, como algo do qual fazemos parte e não de algo do qual somos donos ou temos domínio.
Lendo as afirmações e dando minha opinião:
- Devo preservar o meio ambiente e as florestas para garantir a sobrevivência das gerações futuras.
- Devo preservar porque o solo onde piso é sagrado e tudo o que está ao meu redor (inclusive eu) pertence a Deus.
- Devo preservar o meio ambiente porque amo tanto o meu semelhante que jamais permitiria que ele pagasse o preço pela minha negligência.
Conclusão :
Mudando o foco da questão estarei contribuindo para a preservação da espécie humana e de todas as outras espécies.
Artes
Reunindo o útil ao agradável ,já que as crianças adoram fazer artes, possibilitaremos um fechamento bem criativo do Curupira Atrapalhado.
Sugestões:
1-Papelogravura
2- Fazendo os pés do curupira e encenando a aventura do livro
Fonte: Revista Projetos Escolares nº53
Editora On Line
3- dobraduras
Fonte :
Fonte:
Poema para ilustrar
CURUPIRA
Tem o corpo coberto de pelos,
Poema para ilustrar
CURUPIRA
Tem o corpo coberto de pelos,
Os cabelos são vermelhos,
Verdes são seus dentes
E seus calcanhares virados para frente.
Vive nas matas brasileiras,
Protegendo-se de qualquer maneira.
Está sempre vigilante,
E detesta qualquer viajante
Que queira dar uma de caçador,
Provocando na natureza alguma dor.
Ele não para quieto,
É muito esperto,
Ninguém passa a perna nele,
Antes o malfeitor do que ele.
Quando tempestade avista,
Não se arrisca,
Bate no tronco das árvores,
Testando sua resistência
Às possíveis consequências.
Em alguns lugares muda de nome,
Mas não tem sobrenome.
Pode ser a Caipora
Ou se preferir Caapora.
Para chamá-lo a qualquer hora,
Basta você assobiar,
Que antes de piscar,
Ele aparecerá para ajudar
A natureza preservar.
Fonte:
Vejam aqui a atividade desta escola com o mesmo livro
Os alunos fizeram uma jaqueira linda!
http://emefjsabbag.blogspot.com/2011/06/atividades-do-1-ano-da-professora-carol.html
Vejam aqui a atividade desta escola com o mesmo livro
Os alunos fizeram uma jaqueira linda!
http://emefjsabbag.blogspot.com/2011/06/atividades-do-1-ano-da-professora-carol.html
Avaliação
Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno, baseado na sua produção de texto.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia e pontuação.
Analisar a capacidade de concentração da turma enquanto ouvem a história "Curupira, o guardião das matas"
Explorar o imaginário de cada criança através das produções artísticas
O/a professor/a deverá observar:
- A criança se interessou pelas atividades propostas;
- A criança colaborou com ideias para a elaboração do texto coletivo.
Link para essa postagem
Krika...sempre que posso dou uma espiadinha por onde anda o danadinho do Curupira kkk e fico feliz que esteja alegrando muitas crianças...
ResponderExcluire servindo como tema de aulas como as que desenvolveu aqui...adorei...ou melhor amei kkk beijinhos Neusinha
Querida Krika...Vpcê sempre trazendo boas notícias...veja só o nosso danadinho do Curupira já foi visitado por 5.220 pessoas...uauuuuuuuuu...que maravilha...Tenho certeza que deve ter sido personagem de muitas aulas e atividades de leitura...isso me enche de orgulho sabia?...Agradeço imensamente a gentileza de fazê-lo constar de suas pesquisas e sugestão de aulas...Você é demais...Fique com Deus...e prepare-se...logo logo conhecerá a BELA WIKA YAWUWU...tá no forno...kk...Mil bjs...
ResponderExcluir