Uma menina e sua avó conversam sobre a vida e sobre as coisas que, para elas, significam alegria e felicidade. Coisas que, com certeza, você também pode encontrar na sua vida…
Ouvindo a história: AQUI
Sugestão
Antes de começar a leitura, pare para notar como você está se sentindo hoje. Está tranquilo ou nervoso? Alegre ou triste? E você consegue saber por quê está se sentindo assim? Aconteceu algo ou alguém disse alguma coisa que te deixou assim? Depois de pensar sobre seus sentimentos, convide alguém de casa para começar a leitura do livro e leiam juntos até a página 19. Pergunte à pessoa que te ajudou a ler se ela concorda com o que a avó disse. Depois, peça para que ela tente responder à pergunta feita pela neta à sua avó: como, vovó?
Relembre a resposta que sua companhia deu à pergunta da neta. Em seguida, continue a leitura da história até o final. Você é como a avó da menina, que nunca fica triste? É natural que a gente fique triste de vez em quando! Pense agora sobre o que te deixa triste e converse com o adulto sobre isso. Depois, volte ao início do livro e olhe todas as páginas novamente voltando sua atenção para as ilustrações. Quais delas de trazem mais alegria? E por quê?
Relembre seus trechos favoritos da história. Relembre também tudo o que te traz felicidade! Em seguida, faça um desenho bem legal sobre essas coisas que te deixam contente. Pode ser uma brincadeira, uma comida especial ou mesmo uma pessoa que te deixa feliz. Você pode desenhar quantas quiser! Peça que o adulto complemente com ideias legais sobre o que nos traz alegria, e use as ideias dele para enriquecer o seu desenho.
A sugestão de hoje é que você lembre de algum filme que já assistiu que te deixou bem feliz! Que tal assistir a ele novamente? Se não for possível, procure se lembrar de outros livros que já tenha lido ou histórias divertidas que já tenha tenha ouvido. Depois, você pode tentar recontar essa história para alguém de casa. No fim, vocês podem fazer um outro desenho sobre essa nova história.
Que tal investigar sobre a felicidade de outras pessoas? Pergunte aos adultos da sua casa o que os deixa contentes e tente fazer isso com eles. Você vai ver que deixar outra pessoa feliz também é muito bom! Pode ser uma receita saborosa, um jogo em família ou contar e ouvir histórias. E se não houvesse nada disso? Lembra como termina a história? A avó diz que a própria neta é fonte de felicidade para ela. Então, quem te traz alegria? E quem você deixa feliz? Para finalizar, escolha três pessoas para receber uma mensagem especial sua. Escreva com carinho e atenção, pensando na felicidade que a pessoa vai sentir ao recebê-la. Digite no celular ou tire uma foto do que escreveu e peça para seus pais enviarem pelo celular para as pessoas escolhidas! Fonte
Ouvindo a história: O baú secreto da vovó: AQUI, AQUI
Atividade interpretação o baú secreto da vovó: PDF: AQUI, AQUI, AQUI
Texto o baú secreto da vovó: AQUI
Sequência didática: AQUI
A vovó que morava em um sapato
Ouvindo a história: AQUI
Cantando a história: AQUI
Sugestão
O momento mesclou duas histórias: “O Baú Secreto da Vovó”, de Heloísa Prieto, foi a que levantou os questionamentos sobre as lembranças de família, objetos com valor sentimental (os quais, aos olhos de um podem ser apenas objetos velhos que merecem o lixo, mas para os donos relembram muitos acontecimentos) e a conversa com membros mais velhos das famílias para conhecer a si mesmo; já “A Vovó que morava em um sapato”, de Kate Toms, foi a história que fazia parte das lembranças da avó dona do baú, e que cativou a neta tanto pela história divertida quanto pelo motivo de a avó guardar um livro com tanto carinho.
Foi um momento leve e delicado, dedicado à importância do relacionamento familiar, dos valores de família e, como sempre, do incentivo à leitura. Fonte
Guilherme A.Araújo Fernandes: AQUI
Tantas histórias numa caixa de sapato: AQUI
O tempo é feito de muitos tempos: AQUI
O retrato: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.