Emily Gravett
Beto adora o chapéu que sua avó tricotou para ele quando era pequeno: é quentinho, confortável e cobre suas orelhas. Mas então seus amigos tiram sarro dele, porque está fora de moda. Beto não quer ser diferente dos outros e vai fazer de tudo para se encaixar. Inclusive experimentar muitos chapéus
A leitura e o estudo da obra Chapéu fora de moda permitem o desenvolvimento de diversas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre as quais se destacam:
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e
global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
(BNCC, 2018, p. 9.)
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
(BNCC, 2018, p. 10.)
Proposta de trabalho
Autor: Edna Ande, Sueli Lemos
Ilustrações: Anna Anjos
Babi é uma garota que adora contar histórias para sua mãe, sempre baseadas em sua coleção de chapéus. Todas as noites, ao deitar-se, coloca um chapéu e se transforma em personagens de histórias infantis...Até o dia em que sua mãe a presenteia com um chapéu diferente. Este chapéu vai levar Babi e você, pequeno leitor, a imaginar e criar um novo personagem.
O chapéu é um item do vestuário e tem a função de proteger e também enfeitar a cabeça. Ele surgiu na pré-história, pois era usado pelos homens que caçavam e cuidavam de suas tribos . Por serem responsáveis pela caça e residirem em lugares quentes, criaram estas peças para se protegerem.
Um livro que trabalha a diversidade, a criatividade, a interpretação de texto e a imaginação.
Produzindo chapéus personalizados
Trabalhei com as crianças o livro " Os chapéus mágicos da Babi", leitura e conversas sobre a história, produções de atividades plástica e teatral e a confecção dos componentes do avental da história , pelas próprias crianças , com os chapéus feitos por eles para apresentação na Feira do livro. AQUI
Mais histórias com chapéus
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.