Linguagem e Afins trás este PDF do livro didático,que contempla LITERATURA INFANTIL
O LIVRO INFANTIL,pode e deve estar presente nas aulas de Ciências/História/Geografia.
Sugestões para planos de aulas/BNCC
Em cada unidade tem sugestões literárias, e nos índices laterais do blog Linguagem Afins vocês encontrarão alguns títulos lincados,com atividades.
Não significa,obviamente que precisarão adotar a coleção. Porém,está muito bem exemplificado, correspondendo aos conteúdos da BNCC. Basta seguir o manual como norteador.
E o mais importante,levar a literatura infantil definitivamente para as aulas,de forma interdisciplinar.
Um exemplo: Cada unidade tem: Conteúdo/Unidades temáticas abordadas/Objetivo de conhecimento abordado/Habilidades contempladas. Tudo bem explicadinho...
A coleção é formada por textos e seções.
Ocupando algumas páginas em cada unidade, em menor quantidade nos
anos iniciais e maior nos anos finais, estão os textos informativos.
Partimos do
princípio de que os alunos aprendem lendo textos objetivos, treinam as competências leitoras e de compreensão e se preparam para os estudos futuros, onde
predominam cada vez mais os textos objetivos.
Ao escrever esses textos procuramos construir frases simples, parágrafos curtos, entremeados com imagens, para
estimular a leitura.
Além dos textos há estas seções.
• Infográfico de abertura
• Vamos conversar
• Oficina
• O que estudamos
• Atividade integradora
• Sugestões de leitura
• Navegando
• Referências bibliográficas
Vamos ao que nos interessa!! SUGESTÕES DE LEITURAS
Nesta seção vocês encontram sugestões de leitura dos Acervos Complementares do Ministério da Educação e Cultura que foram distribuídos para as escolas
públicas e que estão relacionados aos conteúdos da coleção.
Editora AJS
Manual do professor
Ciências/Geografia/História
1º ao 5º ano ( separadamente)
A Coleção Meu livro de Ciências, História
e Geografia foi planejada tendo como
guia a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) estabelecida para essas disciplinas.
Os conteúdos abordados e a proposta
de trabalho que a coleção adota estão
apresentados neste Manual.
Apresentamos também as orientações
específicas relativas às práticas de sala de aula
e estratégias de ensino, distribuídas ao longo
das páginas do livro do aluno, assim como
a relação entre os conteúdos trabalhados e
os objetos de conhecimento, competências
gerais e específicas, consignados na BNCC.
Também ao longo das páginas do livro
do aluno, estão apontadas as habilidades
da BNCC trabalhadas em cada grupo de
atividades apresentadas.
Entregamos este trabalho a você, com a
certeza de que ele será uma ferramenta de
apoio eficiente em suas aulas, dando vida a
sua relação com os seus alunos.
Os autores : Cristina A.Carvalho/Francisco M.Garcia/Rosicler M.A.Rodrigues
Link disponível nesta data de pesquisa/15/01/2020
Exemplo para navegar
1ºano/Cada um é único: Como você é/Como somos/
BNCC
A exploração dessa imagem
contempla a seguinte habilidade da BNCC:
(EF01CI02) Localizar e nomear
partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas
funções.
Essas perguntas ajudam na
compreensão da habilidade
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas,
de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da
valorização, do acolhimento e
do respeito a essas diferenças.
BNCC
As propostas de exploração da imagem introduzem ações que contemplam a habilidade da BCNN:
(EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las
por meio de desenhos e explicar
oralmente suas funções.
Daqui seguem as demais orientações destinadas a esta coleção. Claro, você pode pesquisar e adaptar para a sua realidade escolar e livro didático.
HORA DA HISTÓRIA
Alguns exemplos
Linguagem e Afins possui mais de mil títulos lincados
Alguns exemplos
Linguagem e Afins possui mais de mil títulos lincados
Livro: Os guardados da vovó/Nye Ribeiro
Citado na página 84/ A história de cada um
Professor, a partir da questão, explore aspectos gerais das memórias, ressaltando que cada uma tem
um lugar e um tempo. Explore as
memórias coletivas das crianças; se
tiveram, por exemplo, uma mesma
professora na Educação Infantil, ou
se moram no mesmo lugar.
Mostre que as memórias podem
ser compartilhadas.
Linguagem e Afins sugere as tags
Árvore genealógica: AQUI
Família:AQUI
Memórias:AQUI
Fotografia:AQUI
Citado p.75
Citado p.109
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.