BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, setembro 13, 2025

O balé das borboletas>Uma flor no meu jardim>Flores e borboletas bailando na primavera>13/09/2025

 
Donaldo Buchweitz

Como as borboletas são quando elas nascem? E quando ainda são pequenas? Quais são as cores? Como as borboletas vivem?

Após a leitura do livro “O balé das borboletas” do autor Donaldo Buchweitz, as crianças produziram as pequenas borboletas .
Depois de prontas convidamos as crianças para fazerem as borboletas dançarem, utilizando o sopro.
Atividades de sopro na educação infantil são importantes para o desenvolvimento da fala, da respiração e da coordenação motora bucal, além de serem divertidas e lúdicas. AQUI, AQUI

Uma flor no meu jardim: AQUI


Jardim de Monet com Flores em 3D
🌼 Atividade Pedagógica: Jardim de Monet com Flores em 3D
Objetivo:
Estimular a percepção visual, a coordenação motora fina e a expressão artística das crianças, promovendo inclusão e valorização da diversidade.
📝 Descrição da Atividade
1. Cada criança recebe um quadro com fundo azul (feito com lápis de cor, tinta ou giz de cera) e um círculo verde (representando a folha).
2. As pétalas brancas e o miolo amarelo serão entregues recortados para que a criança monte a flor em 3D colando sobre o círculo verde.
3. Após a colagem, as crianças podem observar as flores expostas em conjunto, criando um “Jardim de Monet” coletivo.
💙🤲Adaptação para Autistas
Antecipação visual: usar cartões com imagens do passo a passo (pintar fundo, colar folha, colar pétalas, colar miolo).
Tempo de concentração: permitir pausas curtas para quem necessitar.
Sensibilidade tátil: oferecer diferentes texturas (papel liso, crepom, EVA) e deixar a criança escolher a que mais se sentir confortável.
Organização do espaço: delimitar os materiais em bandejas individuais para reduzir estímulos visuais excessivos.
Comunicação alternativa: utilizar pictogramas ou gestos para apoiar compreensão das instruções.
📚 Habilidades da BNCC
EI02ET03: Experimentar diferentes gestos, sons, movimentos e formas de expressão.
EI02TS02: Desenvolver autonomia nas ações do cotidiano, escolhendo materiais e formas de participação.
EI03CG03: Utilizar coordenação motora fina em atividades que envolvem encaixar, colar, pintar e recortar.
EI03EF06: Produzir trabalhos artísticos utilizando diferentes materiais, técnicas e linguagens.
EI03ET01: Expressar-se por meio da arte, valorizando as produções próprias e dos colegas.
🌟 Produto Final
Um mural coletivo com flores brancas em tons de azul, formando um “jardim artístico”, inspirado em Claude Monet, que pode ser exposto na escola para valorizar a produção das crianças.
Fonte: Educa Desafios
Lineia no jardim de Monet: AQUI, AQUI


Proposta Pedagógica – Tema: Primavera
Atividade: Flores e borboletas na caixa de ovos
🎯 Objetivos de Aprendizagem
• Desenvolver a coordenação motora fina através de recorte, pintura e colagem.
• Estimular a criatividade na representação de flores e borboletas.
• Valorizar o trabalho coletivo e a cooperação.
• Promover a consciência ambiental, reaproveitando materiais recicláveis.
• Explorar o tema primavera, identificando elementos da natureza (flores, borboletas, cores).
🖌️ Materiais
• Caixa de ovos (pintada de verde ou cor natural)
• Palitos de picolé ou canudinhos verdes (para os caules)
• EVA, cartolina ou papel colorido (para flores e borboletas)
• Botões, tampinhas ou bolinhas de papel (para o miolo das flores)
• Tinta guache colorida
• Cola branca / cola quente (com auxílio do professor)
• Tesoura sem ponta
🚀 Desenvolvimento da Atividade
1. Roda de conversa: iniciar falando sobre a primavera, mostrando imagens de flores, árvores floridas e borboletas.
2. Exploração: apresentar a caixa de ovos como um “canteiro de jardim” e explicar como será o trabalho.
3. Produção:
• As crianças pintam a caixa de ovos de verde.
• Confeccionam flores e borboletas coloridas, usando recortes e pinturas livres.
• Colam os elementos nos palitos e fixam na caixa, formando um jardim coletivo.
4. Exposição: montar uma mostra chamada “Nosso Jardim da Primavera” na sala ou no corredor da escola.
🤝 Adaptações para Crianças Autistas
• Oferecer modelos visuais (flores e borboletas impressas para inspiração).
• Permitir o uso de massinha ou adesivos para quem tem dificuldade com recorte.
• Organizar a atividade em etapas curtas e bem estruturadas, com apoio visual (pintar primeiro, colar depois).
• Disponibilizar fone abafador ou cantinho tranquilo, caso o barulho da turma gere desconforto.
📚 Habilidades BNCC
• EI02EF01: Expressar-se por meio de diferentes linguagens artísticas.
• EI02TS01: Participar de atividades coletivas, desenvolvendo atitudes de cuidado e colaboração.
• EI03ET02: Reconhecer e valorizar a natureza e seus ciclos. Fonte: Educa Desafios

Jardim: AQUI
Monet: AQUI
Primavera: AQUI
Pintores e afins: AQUI
Borboletas: AQUI
Donaldo Buchweitz: AQUI
Balé: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios